Configurações da percepção contemporânea e metaformas na televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil

  • Silvia Cristina Jardim Universidade Paulista
  • Solange Wajnman Universidade Paulista
Palavras-chave: Televisão, tecnologias de comunicação, percepções contemporâneas

Resumo

O Partindo do viés do campo de estudo das materialidades, nosso trabalho realiza uma reflexão sobre o modo como as tecnologias eletrônicas de comunicação configuram novas formas de percepção da realidade e de interação coletiva. É sob este prisma que, ao estudar programas da MTV Brasil, buscamos encontrar em suas imagens, percepções do mundo contemporâneo derivadas do acoplamento do sistema central de seus jovens telespectadores com as novas tecnologias de comunicação, considerando que as percepções advindas deste acoplamento são de vital importância para a configuração das mensagens, interferindo diretamente nas decisões de formatação dos programas por parte da emissora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Jardim, Universidade Paulista
Universidade Paulista
Solange Wajnman, Universidade Paulista
Universidade Paulista

Referências

BALOGH, Ana Maria. O discurso ficcional na tv: Sedução e Sonho em Doses Homeopáticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. p. 23-29.

CASTELLS, Manuel. A cultura da virtualidade Real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência em massa e o surgimento das redes interativas. In: Sociedade da Informação. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FELINTO, Erick; ANDRADE, Vinicius. A vida dos objetos. Revista Contemporânea, v. 3. n.1, p. 75-94, 2005.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. O Campo Não-Hermenêutico ou a Materialidade da Comunicação. In: Corpo e Forma. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 15-35.

LÉVY, Pierre. A virtualização do texto. In: O que é Virtual? São Paulo: Editora 34, 2001.

LUSVARGH, Luiza Cristina. A MTV Brasil – a padronização da cultura na mídia eletrônica. 2002. Dissertação (mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MAFFESOLI, Michel. O conhecimento Comum, compendio de sociologia compreensiva. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998.

McLUHAN, Marshall. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1971.

______. McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. McLUHAN, Stephanie; STAINES, David. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. Florianópolis: Ed. UFSC, 2005.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003, p. 73-75.

NATÁRIO, Eduardo S; WAJNMAN Solange. O controle remoto e a interatividade na televisão. 2006. Disponível em: www.compos.com.br/e-compos. Acesso em: 17 nov. 2006.

Publicado
2008-04-14
Como Citar
Jardim, S. C., & Wajnman, S. (2008). Configurações da percepção contemporânea e metaformas na televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil. Revista FAMECOS, 14(34), 59-66. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3453
Seção
Televisão e Comunicação