Comunicação organizacional e o processo comunicacional: uma perspectiva dialógica

Autores

  • André Guimarães Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Sebastião Carlos de Moraes Squirra Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3433

Palavras-chave:

Epistemologia da comunicação, Comunicação organizacional, Novas tecnologias

Resumo

O objetivo geral foi analisar o fenômeno da comunicação organizacional, enquadrando-o no campo maior das teorias da comunicação. Buscou-se refletir sobre as interfaces do fenômeno com as teorias da comunicação, em uma perspectiva dialógica, uma vez que estas vêm mantendo relações estreitas há muito tempo, estando presentes tanto nos processos midiáticos quanto no seio das corporações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Guimarães, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) e mestrado em Gerenciamento de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Doutor em Filosofia (Inteligência Artificial) pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência como gestor educacional, tendo sido chefe de gabinete da Reitoria (UNIMEP), coordenador de curso de graduação (UNIMEP), vice-reitor acadêmico (Izabela Hendrix); diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (UNIMEP);pró-reitor de graduação e educação continuada (UNIMEP) e pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão (UNIMEP). Atualmente, está vinculado à Coordenação de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - Cefor da Cãmara dos Deputados. 

 

Sebastião Carlos de Moraes Squirra, Universidade Metodista de São Paulo

Sebastião Carlos de Morais Squirra obteve o doutorado (1992) e o mestrado (1988) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Fez Pós-doutorado nos EUA e Espanha (1995/96). Atualmente é docente da Universidade Metodista de São Paulo, onde atua no Programa de Pós-graduação em Comunicação (Mestrado e Doutorado), atuando na Linha de Pesquisa Inovações Tecnológicas da Comunicação Contemporâqnea. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação por 9 anos, Diretor da Faculdade de Comunicação Multimídia por 8 anos e Coordenador do Curso de Rádio e Televisão da Umesp por três anos. 

Referências

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade – para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial – Teoria e Pesquisa. Barueri, SP: Manole, 2003.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet – reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

DE WINE, Sue; MODAFF, Daniel P. Organizational Communication – Foundations, Challenges and Misunderstandings. Los Angeles, EUA: Roxbury Publishing Company, 2002

DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.

EPSTEIN, Isaac. Teoria da Informação. São Paulo: Ática, 2003.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.

LASWELL, Harold D. Estructura y function de la comunicación en la sociedad. In: Moragas Spá, Miguel, Sociologia de la comunicación de masas, tomo II, Barcelona: Gustavo Gilli, 1985.

MAGALHÃES, Maria Izabel Santos (org.) As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UnB, 1996.

MATTELART, Armand e MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

MERTON, Robert K. Estructura burocratica y personalidad in Ruitenbeek, H. M. (org). Dilema de la sociedad organización. Buenos Aires: Paidos, 1967.

PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem, comunicação. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.

TORQUATO, Guadêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet Helmick; JACKSON, Don D. Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Cultrix, 2002.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Guimarães, A., & Squirra, S. C. de M. (2008). Comunicação organizacional e o processo comunicacional: uma perspectiva dialógica. Revista FAMECOS, 14(33), 46–52. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3433

Edição

Seção

Epistemologia da Comunicação