Mídia e poder: o que esconde o brilho luminoso da tela da TV?

Autores

  • Flávio A. C. Porcello Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3397

Palavras-chave:

Comunicação, televisão, poder

Resumo

A televisão é a versão moderna da praça pública na qual a sociedade se encontrava na Grécia Antiga. A tela luminosa da TV representa a Ágora. Mas não se trata de uma simples substituição. As cores, formas, imagens, palavras, sons e silêncios, através da televisão, ajudam a construir o imaginário social. A TV é hoje o espaço público onde a vida acontece. E, através dessa lente de observação, se tentará avaliar a influência política da televisão no Brasil contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio A. C. Porcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Rio: Editora UFRJ, 1999.

CARTA, Mino. Carta Capital escolhe Lula. Revista Carta Capital, São Paulo, v. 8, n. 209, 02 out. 2002, p. 18.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgar Blücher, 1990.

KEHL, Maria Rita. In: HAMBURGUER, Ester; BUCCI, Eugênio. A TV aos 50. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

JANINE RIBEIRO, Renato. O afeto autoritário: televisão, ética e democracia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

SARTORI, Giovanni. Homo Videns: Televisão e Póspensamento. Lisboa: Terramar, 1999.

THOMPSON, John B. O escândalo político: Poder e visibilidade na era da Mídia. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Porcello, F. A. C. (2008). Mídia e poder: o que esconde o brilho luminoso da tela da TV?. Revista FAMECOS, 13(31), 79–84. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3397

Edição

Seção

Materialidades da comunicação e as relações de poder