O Brasil mítico dos franceses

Autores

  • Stéphane Hugon Universidade Paris V

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3388

Palavras-chave:

Comunicação, culturalismo, imaginário

Resumo

O artigo destaca a imagem que os franceses têm do Brasil através da mídia, principalmente dos veículos impressos. Segundo o autor, essa adoração sentidapor um país tão cartesiano quanto a França não é gratuita, mas se dá por um vazio indicial de mutação do ethos francês e de uma saturação de valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéphane Hugon, Universidade Paris V

Doutor em Sociologia. Professor da Universidade Paris V

Referências

CORBIN, Alain. L’homme et le paysage. Paris: Textuel, 2005.

DURKHEIM, Emile. Les formes élémentaires de la vie religieuse. Paris: F. Alcan, 1927.

FERNANDEZ, Dominique. La perle et le croissant. Paris: Plon, 1995.

MACHADO DA SILVA, Juremir. Brésil, Pays du présent. Paris: Desclée Brouwer, 1999.

MAFFESOLI, Michel. Au creux des apparences. Paris: Plon, 1990.

SPENGLER, Oswald. Le Déclin de l’Occident. Paris: Gallimard, 1948.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Hugon, S. (2008). O Brasil mítico dos franceses. Revista FAMECOS, 13(31), 20–23. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3388

Edição

Seção

Imaginário e diversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)