Fabulações eletrônicas: comunicação, tecnologias e resistência na arte-performance de Laurie Anderson

Autores

  • Fernando do Nascimento Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3383

Palavras-chave:

Comunicação, arte, cultura

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar as relações entre a comunicação e as artes e suas implicações para as formas de percepção e de intervenção na realidade. O objeto escolhido encontra-se na fronteira dessas áreas: o trabalho de performance da artista americana Laurie Anderson, que explora as interfaces arte, cultura, linguagem e tecnologia. Os usos que Anderson faz da comunicação oral e da tecnologia indicam a possibilidade de interessantes subversões e releituras de práticas e discursos dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando do Nascimento Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Referências

AMIRKHANIAN, Charles. Interview with Laurie Anderson. In: SUMNER, Melody (Org). The guests go into supper. San Francisco: Burning Books, 1986.

ANDERSON, Laurie. Stories from the Nerve Bible. Nova York: Haper Perennial, 1994.

AUSLANDER, Philip. Presence and resistance: postmodernism and Cultural Politics in Contemporary American Performance. The University of Michigan Press, 1992.

BAUDRILLARD, Jean. The ecstasy of communication. Nova York: Autonomedia, 1988.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, v. 1. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BERGER, René. Arte e Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1977.

BUDNEY, Jen. Terra Vision. Zurique: Parkett, n. 49, 1997.

CAIAFA, Janice. Nosso século XXI: notas sobre Arte, Técnica e Poderes. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de criação. São Paulo: Perspectiva, 1989.

CONNOR, Steven. Cultura Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux. Paris: Éditions de Minuit, 1980.

______. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

GONÇALVES, Fernando. Fabulações eletrônicas: a comunicação e as apropriações da tecnologia nas performances de Laurie Anderson. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

MCADAMS, Dona Ann. Caught in the Act: a look at contemporary multimedia performance. Nova York, 1996.

RAPAPORT, Herman. “Can you say Hello?": Laurie Ansderson's United States. Theater Journal, v. 38, n. 3, p. 339-353, out. 1986.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Gonçalves, F. do N. (2008). Fabulações eletrônicas: comunicação, tecnologias e resistência na arte-performance de Laurie Anderson. Revista FAMECOS, 13(30), 126–133. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3383

Edição

Seção

Comunicação e Ciberespaço