A comunicação subjacente à cultura do desperdício: o desenvolvimento sustentável como linha de fratura na produção capitalista

Autores

  • Luciane Lucas dos Santos / ESPM-SP/ UERJ Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3308

Palavras-chave:

Práticas discursivas, comunicação, consumo

Resumo

O presente artigo pretende discutir as linhas de força e de fratura que, subterrâneas, ‘comunicam’ uma dinâmica de poder, dinâmica que escapa à muitas das análises que entrelaçam consumo e comunicação com o mercado. Pretendese mostrar que, tão importante quanto discutir as novas estratégias de produção de sentido na comunicação, é analisar o que os impactos sociais do estímulo ao consumo e à cultura do desperdício, em si, comunicam; ou seja, esmiuçar suas conseqüências humanas, bem como as linhas de fuga possíveis que atravessam o dispositivo ‘mercado’.

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Biografia do Autor

Luciane Lucas dos Santos / ESPM-SP/ UERJ, Universidade Federal do Sul da Bahia

Investigadora permanente no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Integro o Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como a equipe de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, projeto internacional financiado pela European Research Council, coordenado pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Integra, desde 2008, o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL/CES), que faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do CES/UC. Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Professora universitária há quase 20 anos, atuou especialmente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado

2008-04-13

Como Citar

/ ESPM-SP/ UERJ, L. L. dos S. (2008). A comunicação subjacente à cultura do desperdício: o desenvolvimento sustentável como linha de fratura na produção capitalista. Revista FAMECOS, 12(26), 102–110. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3308

Edição

Seção

Práticas Discursivas