Alteridade, decepção e estigma no ciberespaço: desdobramentos da interação social mediada

Autores

  • Hermílio Santos/ PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3301

Palavras-chave:

Interação social, interação social mediada, alteridade

Resumo

O artigo investiga a hipótese de as novas mídias representarem um ambiente a fornecer novos elementos para a interação social que, mesmo não replicando as configura- ções sociais próprias à interação face a face, não é capaz de eliminar a presença de elementos como alteridade, decepção e estigma. Argumenta-se que a percepção da alteridade no ciberespaço é marcadamente instrumental, uma vez que serve como norteadora para o estabelecimento de relações estigmatizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermílio Santos/ PUCRS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS

Referências

ABELS, Heinz. Interaktion, Identität, Präsentation – Kleine Einführung in interpretative Theorien der Soziologie. Wiesbaden: Westdeutscher Verlag, 2001.

BERLO, David K. O processo da comunicação – introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BLUMER, Herbert. Symbolic interactionism – perspective and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.

DONATH, Judith S. “Identity and deception in the virtual community”, In: SMITH, Marc; KOLLOCK, Peter (eds.). Communities in cyberspace. London: Routledge, 2000.

GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GOFFMAN, Erving. Interaction ritual. New York: Anchor Books, 1967.

JODELET, Denise. A alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, Angela (org.).Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.

JONES, Steven G. The internet and its social landscape. In: JONES, Steven (org.). Virtual culture – Identity and communication in cybersociety. London: Sage, 1997.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Re(des)cobrindo o outro – Para um entendimento da alteridade na teoria das representações sociais. In: ARRUDA, Angela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1999.

MEAD, Georg H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1972.

SENNET, Richard. The fall of public man. New York: W.W. Norton, 1992.

SIMMEL, Georg. On individuality and social forms, editado por D. Levine. Chicago: The University of Chicago Press, 1971.

SLEVIN, James. The internet and society. Cambridge: Polity Press, 2000.

Downloads

Publicado

2008-04-13

Como Citar

Santos/ PUCRS, H. (2008). Alteridade, decepção e estigma no ciberespaço: desdobramentos da interação social mediada. Revista FAMECOS, 12(26), 41–46. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3301

Edição

Seção

Cibercultura