Estudos latino-americanos de recepção de mídia: notas sobre o significado de gênero e metodologias de pesquisa

Autores

  • Ana Carolina Escosteguy Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3264

Palavras-chave:

América Latina, Estudos de gênero, Metodologia

Resumo

O autor explora uma análise comparativa das principais abordagens metodológicas e debates teóricos entre, por um lado, a análise da recepção latino-americana e brasileira e, por outro lado, o mesmo ramo na academia anglófona. Este tipo de investigação está relacionada com o aumento geral dos estudos culturais na América Latina a partir de meados da década de 1980. Estudos de recepção dão atenção especial ao público feminino, especialmente mulheres de meia-idade das classes mais baixas. Metodologicamente, esta pesquisa empírica, adotando métodos qualitativos, procurou concentrar-se nos relatos do próprio espectador, comumente usando entrevistas em profundidade e algumas vezes incluindo a observação participante. O autor sustenta que, embora a pesquisa de recepção concentre sua atenção na experiência das mulheres como um todo, evita a especificidade das questões das mulheres. A conclusão é que, ao contrário dos estudos culturais em outros lugares, ainda não ocorreu o encontro do feminismo com a análise da recepção na América Latina, especialmente no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Escosteguy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2008-04-12

Como Citar

Escosteguy, A. C. (2008). Estudos latino-americanos de recepção de mídia: notas sobre o significado de gênero e metodologias de pesquisa. Revista FAMECOS, 11(24), 46–54. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3264

Edição

Seção

Dossiê IAMCR 2004

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