As múltiplas alfabetizações midiáticas

Autores/as

  • Joshua Meyrowitz Universidade de New Hampshire

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3125

Palabras clave:

Tecnologia, gramática midiática, linguagem

Resumen

Existem pelo menos três tipos de alfabetizações midiáticas, cada uma delas ligada a uma diferente concepção do que nós pretendemos dizer com o termo mídia. A noção de que os mídia são condutores que transmitem mensagens aponta para a necessidade da alfabetização no conteúdo dos mídia. A idéia de que os mídia são diferentes linguagens sugere a necessidade de alfabetização numa gramática midiática, isto é, entender o significado das variáveis de produção dentro de cada meio. A concepção dos mídia como ambientes sugere a necessidade de se perceber a influência das características relativamente fixas de cada meio (alfabetização midiática), tanto nas comunicações individuais como nos processos sociais em geral. A alfabetização mediática, em particular, oferece algumas idéias especiais no que se refere as origens, problemas, e possibilidades de um movimento pela alfabetização midiática.

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Biografía del autor/a

Joshua Meyrowitz, Universidade de New Hampshire

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade de New Hampshire

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Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Meyrowitz, J. (2008). As múltiplas alfabetizações midiáticas. Revista FAMECOS, 8(15), 88–100. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3125

Número

Sección

Media

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