A bússola do escrever: sobre a função da orientação de teses e dissertações

Autores

  • Ana Maria Neto Machado Laboratório de Escrita

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3089

Palavras-chave:

Comunicação, Metodologia, Interpretação

Resumo

No presente artigo se trata de chamar a atenção para a importância da função de orientação na produção de conhecimentos e na formação dos pesquisadores, apontando para a lacuna existente nos estudos sobre esta temática. A orientação de teses e dissertações é realizada, na maioria dos casos, por doutores que passaram por atividades de pesquisa pelo menos durante seu mestrado e doutorado. Entretanto, ter recebido orientação e propor-se a praticá-la, por si só não garante o domínio dos processos, procedimentos e estratégias que podem levar a bom termo uma tese ou dissertação. Boa parte deste trabalho implica ler e escrever, dar forma escrita às idéias, experiências e leituras realizadas, atividade para a qual ainda não contamos com uma formação eficaz específica. Colocar em circulação e debate os sucessos e fracassos dos orientadores é urgente e fundamental para qualificar a academia.

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Biografia do Autor

Ana Maria Neto Machado, Laboratório de Escrita

Psicanalista. Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Paris X. Coordenadora do primeiro Laboratório de Escrita do Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Neto Machado, A. M. (2008). A bússola do escrever: sobre a função da orientação de teses e dissertações. Revista FAMECOS, 7(13), 140–147. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3089

Edição

Seção

Laboratório