Gestão de Negócios de Mídia: um meta estudo sobre decisões estratégicas

Autores

  • Fabiano Rodrigues Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) http://orcid.org/0000-0001-6766-802X
  • Edson Capoano Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29188

Palavras-chave:

Negócios de mídia, decisões estratégicas, gestão estratégica

Resumo

Esta pesquisa consiste em um meta estudo qualitativo para mapear o estado atual dos estudos envolvendo decisões estratégicas em negócios de mídia. As análises se basearam nas publicações do International Journal on Media Management. O meta estudo contemplou amostra de 25 artigos (dentre 61 artigos entre 2013 e 2017). As dimensões de análise foram: relação com a gestão estratégica; objetivos; e tipo de empresa. Como resultados, destaca-se a predominância (72%) de estudos envolvendo decisões sobre modelos de negócio e formas de financiamento. Os estudos retratam diferentes atores desta indústria, como veículos tradicionais, agregadores de mídia, jornais, plataformas de vídeos e notícias. Como contribuição, esta pesquisa avança na literatura sobre media management por meio da sistematização das indagações acadêmicas recentes sobre decisões estratégicas, apresentando categorias de análise para pesquisadores e praticantes da área de jornalismo, comunicação e administração.

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Biografia do Autor

Fabiano Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e bacharel em Engenharia de Produção pela USP. Professor adjunto e pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

E-mail: [email protected].

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7850626093725345.

Edson Capoano, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

Doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Jornalismo pela PUC-SP. Professor adjunto e pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

E-mail: [email protected].

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3536339103958149.

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

Rodrigues, F., & Capoano, E. (2018). Gestão de Negócios de Mídia: um meta estudo sobre decisões estratégicas. Revista FAMECOS, 25(3), ID29188. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29188

Edição

Seção

Jornalismo