Comunicação, Neurociência e a Recepção Não-Declarada

Autores

  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo
  • Ramon Queiroz Marlet Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27225

Palavras-chave:

Comunicação, Neurociência, Recepção

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal a apresentação teórico-metodológica de um emergente subcampo de estudo dentro do âmbito da comunicação, denominado "Neurociência da Comunicação", o qual liga mecanismos neurocognitivos subjacentes a resultados diretamente observáveis para entender os processos pelos quais as mensagens exercem influências sobre indivíduos e grupos. Tal abordagem se torna interessante como fator agregador aos estudos tradicionais de recepção, principalmente quando tais mecanismos encontram-se fora da percepção consciente do individuo, como é o caso das emoções, por exemplo. Assim sendo, buscaremos explorar suas delimitações conceituais, metodologias de pesquisa e resultados obtidos, além de sinalizarmos uma série de possibilidades futuras de pesquisa considerando sua inserção no atual contexto acadêmico nacional.

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Biografia do Autor

Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Coordenador do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da USP (4C-USP).

Ramon Queiroz Marlet, Universidade de São Paulo

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Pesquisador do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da USP (4C-USP).

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Batista, L. L., & Marlet, R. Q. (2018). Comunicação, Neurociência e a Recepção Não-Declarada. Revista FAMECOS, 25(1), ID27225. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27225

Edição

Seção

Ciências da Comunicação