Do espectador pensativo à imagem pensativa: fotografia e filme-ensaio

  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG
Palavras-chave: Filme-ensaio, fotografia, A festa e os cães (filme)

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre os possíveis desdobramentos e/ou efeitos gerados pelo uso da fotografia fixa, enquanto material de composição, na feitura de um filme-ensaio. Partimos do pressuposto que a presença da foto na tela de cinema é capaz de gerar um efeito de suspensão no ritmo do filme. Por meio desse congelamento temporal é possível que o espectador se desvencilhe, ao menos em parte, do fluxo narrativo e se permita pensar no cinema. Por tal perspectiva, pretendemos realizar uma análise fílmica do curta-metragem A festa e os cães (Leonardo Mouramateus, 2015), para, enfim, propor que o uso da imagem fixa no filme-ensaio, em particular, para além de reforçar a convocação deu um “espectador pensativo”, é capaz de gerar uma “imagem pensativa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG
Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Referências

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas, SP: Papirus, 1997.

BLÜMLINGER, Christa. Leer entre las imágenes. In: WEINRICHTER, Antonio (org.). La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Pamplona: Gobierno de Navarra, 2007.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas/SP: Papirus, 2015.

HAUSKEN, Liv. The Temporalities of the Narrative Slide Motion Film. In: ROSSAAK, Eivind (Org.). Between Stillnessand Motion: Film, Photography, Algorithms. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2011.

KONIGSBERG, Ira. Diccionario Técnico Akal de Cine. Madrid: Ediciones Akal, 2004.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

RASCAROLI, Laura. The personal camera: subjective cinema and the Essay film. New York: Wallflower Press, 2009.

WEINRICHTER, Antonio (org.). La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Pamplona: Gobierno de Navarra, 2007.

Publicado
2017-03-24
Como Citar
de Almeida, R. (2017). Do espectador pensativo à imagem pensativa: fotografia e filme-ensaio. Revista FAMECOS, 24(2), ID25025. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25025
Seção
Cinema