Do espectador pensativo à imagem pensativa: fotografia e filme-ensaio

Autores

  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25025

Palavras-chave:

Filme-ensaio, fotografia, A festa e os cães (filme)

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre os possíveis desdobramentos e/ou efeitos gerados pelo uso da fotografia fixa, enquanto material de composição, na feitura de um filme-ensaio. Partimos do pressuposto que a presença da foto na tela de cinema é capaz de gerar um efeito de suspensão no ritmo do filme. Por meio desse congelamento temporal é possível que o espectador se desvencilhe, ao menos em parte, do fluxo narrativo e se permita pensar no cinema. Por tal perspectiva, pretendemos realizar uma análise fílmica do curta-metragem A festa e os cães (Leonardo Mouramateus, 2015), para, enfim, propor que o uso da imagem fixa no filme-ensaio, em particular, para além de reforçar a convocação deu um “espectador pensativo”, é capaz de gerar uma “imagem pensativa”.

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Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Almeida, R. (2017). Do espectador pensativo à imagem pensativa: fotografia e filme-ensaio. Revista FAMECOS, 24(2), ID25025. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25025

Edição

Seção

Cinema