Consumo digital e teoria de prática: uma abordagem possível

Autores

  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22203

Palavras-chave:

Performance, Consumo Digital, Teoria de Prática

Resumo

Este artigo tem por objetivo conceituar consumo digital articulado a performance em sites de redes sociais. Um levantamento do estado da arte sobre o tema revela que, em geral, aborda-se o tema do consumo digital sem conceituá-lo, referindo-se a ele apenas como apropriações. Para tanto, este estudo recorre à Teoria de Prática como substrato teórico para a reflexão aqui pretendida. Frente a isso, o artigo está organizado da seguinte forma: 1) Teoria de Prática e sua relação com os estudos de mídia; 2) levantamento de estudos sobre práticas de mídia digital elaborados a partir dessa filiação teórica; 3) proposição de um conceito de consumo digital.  Percebe-se que o consumo digital entendido pela Teoria de Prática, por um lado, não consiste em uma prática e, por outro, possibilita a prática da socialização online.   

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Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social (PUCRS-2004). Fez estágio de doutorado na Université René Descartes, Paris V - Sorbonne. Professora e pesquisadora doPrograma de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, do Mestrado Profissional em Indústria Criativa e do Curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale.

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

Montardo, S. P. (2016). Consumo digital e teoria de prática: uma abordagem possível. Revista FAMECOS, 23(2), ID22203. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22203

Edição

Seção

Cibercultura