Indústrias criativas e interfaces da arte contemporânea: disseminação e estéticas relacionais

Autores

  • Rosa Maria Blanca Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19348

Palavras-chave:

Estéticas eletrônicas, Interfaces, Indústrias Criativas

Resumo

Frente ao potencial estético da comunicação, no contexto de indústrias criativas, surgem comunidades eletrônicas, que tem como principal preocupação a configuração de espaços urbanos para a produção de arte e de cultura. O presente artigo tem por objetivo discutir como se geram as imagens e as propostas artísticas com objetivos de circulação, comunicação e provocação cultural nas ambiências virtuais e urbanas de projetos culturais. O processo comunicacional e artístico amplia suas dimensões, questionando a linearidade dos processos de percepção e conhecimento. Metodologicamente, mediante conceitos como interface e estéticas de disseminação e relacionais, o presente artigo discute experiências que articulam propostas artísticas com amplas preocupações comunicacionais, culturais e políticas. Trata-se de duas iniciativas localizadas em municípios pouco favorecidos pelas políticas culturais: o SuBte Café, em Alvorada e o Coletivo Consciência Coletiva, em Novo Hamburgo.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Blanca, Universidade Feevale

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (CAPES) / Universidade Federal de Santa Catarina (2011); Doutorado sanduiche na Universidad Complutense de Madrid (CAPES/DGU); Mestrado em Artes Visuais (CAPES) / Universidade Federal de Rio Grande do Sul (1999); Licenciatura En Ciencias de la Comunicación (SEP) / Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (1989), México. Leciona no Curso de Artes Visuais - Graduação e Pós-Graduação e no Mestrado de Indústria Criativa / Universidade Feevale, Brasil. 

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Publicado

2015-05-27

Como Citar

Blanca, R. M. (2015). Indústrias criativas e interfaces da arte contemporânea: disseminação e estéticas relacionais. Revista FAMECOS, 22(1), 184–201. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19348

Edição

Seção

Indústria Criativa