A contribuição da mídia para o desenvolvimento sustentável: o caso dos pescadores da Catalunha, Espanha e de Corumbá, Brasil

  • Gerson Luiz Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Comunicação, desenvolvimento, inclusão

Resumo

O texto produzido pelos professores da Universidade Autônoma de Barcelona é resultado do projeto de pesquisa realizado na Catalunha, especificamente, na cidade de Vilanova i La Geltrú e, no Brasil, na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. O trabalho faz uma importante reflexão sobre as contribuições da mídia, em geral, no desenvolvimento das comunidades de pescadores nas duas regiões. Os autores partiram da experiência e convivência com os dois grupos de pescadores, diante da importância que essas comunidades têm para o desenvolvimento local, como duas áreas que têm na pesca seu principal recurso econômico. Aliado a este fato, um fator se mostrou relevante para a pesquisa, qual seja, a escassez do produto e a extinção dessa atividade econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Luiz Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1983), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999). Foi professor adjunto do Departamento de Comunicação/Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Atualmente é Diretor de Relações Institucionais do FNPJ e professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É presidente da Comissão Assessora da área de Comunicação do INEP/MEC. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR-UFMS, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Ensino de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, ensino de jornalismo, jornalista, jornalismo digital, webjornalismo, jornalismo on line, ciberjornalismo e avaliação pedagógica e técnica de cursos de jornalismo.

Referências

RODRIGUEZ BRAVO, Ángel; MONTOYA VILAR, Norminanda; MAS MANCHÓN, Lluís e VIANNA, Ruth Penha Alves. El papel de la inclusión comunicativa sobre el potencial de desarollo: análisis comparativo de las comunidades de pescadores del Litoral Catalán con las de la Cuenca del Río Paraguay. Alicante: Editorial Club Universitario, 2012. 210p.

Publicado
2013-05-23
Como Citar
Martins, G. L. (2013). A contribuição da mídia para o desenvolvimento sustentável: o caso dos pescadores da Catalunha, Espanha e de Corumbá, Brasil. Revista FAMECOS, 20(1), 230-234. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.11619
Seção
Resenha