O consumo da representação da qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11346Palavras-chave:
Qualidade de vida, consumo, alimentaçãoResumo
Este artigo analisa aspectos do consumo e da qualidade de vida, inspirados pela massiva influência da mídia na construção de uma atmosfera de equilíbrio das emoções e bem-estar, afetando o consumo material e imaterial no contexto das metrópoles. O propósito principal deste artigo é discutir a representação da qualidade de vida pela comunicação, através do consumo na cidade, e sua relação com as narrativas difundidas pela mídia sobre a alimentação saudável. Para exemplificar tal temática, apresentamos ao longo deste estudo citações com base numa pesquisa sobre a representação da qualidade de vida na revista Vida Simples, da editora Abril, com foco na alimentação, referente aos textos da seção Comer, no período de janeiro a junho de 2010.Downloads
Referências
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Tradução de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. Tradução Julio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FREITAS, Ricardo Ferreira. Comunicação e espaços urbanos: relação essencial à contemporaneidade. Revista Logos, Rio de Janeiro: Ed. UERJ, v. 5, p. 3-4, 1996.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GORZ, André. O imaterial: Conhecimento, valor e capital. Tradução de Celso Azzan Júnior. São Paulo: Annablume, 2005.
MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.
______. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Comunicação e cidade: entre meios e medos. Novos Olhares, Grupo de estudos sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, São Paulo: ECA/USP, n. 1, p. 5-9, 1998.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2009.
______. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. O fenômeno urbano. Tradução Sérgio Marques dos Reis. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
VIDA SIMPLES. Para quem quer viver mais e melhor. São Paulo: Ed. Abril, jan./jun. 2010.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.