Programa de Pós-Graduação em Gerontologia – PPGERO/UFPE: 1º curso stricto sensu do Norte-Nordeste do Brasil

Autores

  • Márcia Carréra Campos Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula de Oliviera Marques Universidade Federal de Pernambuco
  • Rogério Dubosselard Zimmermann Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.20980

Palavras-chave:

Gerontologia, Envelhecimento, Idoso.

Resumo

Objetivo: Apresentar o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, em nível de mestrado, primeiro curso do Norte-Nordeste na área.
Método: Para criação do Programa as seguintes etapas foram adotadas: 1. Levantamento sobre o Envelhecimento e os Programas de Pós-graduação na área da Gerontologia no Brasil; 2. Elaboração da Proposta do Programa de Pós Graduação em Gerontologia pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGERO/UFPE.
Resultados: Definição da área de Concentração – Gerontologia; linhas de Pesquisa – Envelhecimento e Saúde/Envelhecimento, Cultura e Sociedade; Caracterização do curso – nível de Mestrado, seleção anual, 14 vagas, 30 créditos, sendo 14 obrigatórios e 16 eletivos. Disciplinas obrigatórias – Envelhecimento, saúde e interdisciplinaridade; Gerontologia, sociedade e cultura; Metodologia da Investigação Científica em Gerontologia; Seminários de Pesquisa em Gerontologia. Disciplinas eletivas – Envelhecimento: Aspectos Biológicos e Fisiológicos; Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento; Bioética Aplicada a Gerontologia; Seminários Avançados em Gerontologia; Planejamento e Gestão de Serviços de Atenção ao Idoso; Fundamentos de Economia da Saúde na Atenção ao Idoso; Cognição e Envelhecimento; Velhice, Poder e Relações de Gênero.
Conclusões: A implantação do Mestrado em Gerontologia pela Universidade Federal de Pernambuco reafirma o papel social de uma Instituição comprometida com a produção do conhecimento científico e formação de pesquisadores em área emergente, suprimindo uma carência regional em termos de formação stricto sensu em Gerontologia ainda não equacionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Carréra Campos Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Endodontia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade de Pernambuco (2001) e Pós-doutorado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (2013). Atualmente é professora Associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia, Coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso - NAI/UFPE e Vice-Líder do grupo de pesquisa Saúde do Idoso. Tem experiência na área de Gerontologia e Odontologia, com ênfase em Odontogeriatria e Odontologia Legal, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, gerontologia, saúde coletiva, odontologia e violência. 

Ana Paula de Oliviera Marques, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada II do Departamento de Medicina Social da UFPE. Graduada em Nutrição pela UFPE (1985), Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE (1992),Especialista em Gerontologia Social pela UPE (1999),Doutora em Nutrição pela UFPE (2004), Gerontóloga titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG (2005), tem pós doutorado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Atualmente coordena o Programa do Idoso - PROIDOSO e a Universidade Aberta à Terceira Idade - UnATI/UFPE, ambos vinculados a Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. Na pós-graduação é vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE (PPGERO). Membro permanente do colegiado do PPGERO/UFPE e colaboradora no Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva (PPGISC) e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde do Idoso /CNPQ. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com financiamento nas áreas da Saúde Coletiva e Gerontologia.

Rogério Dubosselard Zimmermann, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernamuco (UFPE) em 1985. Professor do Departamento de Medicina Social (DMS) desde 1991, onde ministra as disciplinas de Odontologia Legal, Ética Profissional e Bioética para os cursos da área da saúde. Possui mestrado em Endodontia pela UFPE (1997) e doutorado em Odontologia Legal e Deontologia, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - SP (2002). Ex-professor da Faculdade ASCES (2001 A 2010). Foi chefe do DMS de 96 a 2000. Coordenaou a Pós-Graduação em Saúde (2003 A 2010), o Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso em Saúde (2004 a 2010) e o Comitê Científico (2009 e 2010) todos da Faculdade ASCES. Tem experiência na área de Deontologia e Odontologia Legal, atuando especialmente em Perícias Cíveis, atuando ainda em identificação humana, odontologia legal, conselhos de fiscalização profissional e legislação em saúde. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Saúde do Idoso que tem como linhas de pesquisa:Epidemiologia do Envelhecimento, Planejamento e gestão dos serviços de atenção à saúde do idoso, Saúde Pública e Envelhecimento

Referências

Veras R. Envelhecimento, demandas, desafios e inovações. Rev Saúde Pública. 2009;43(3):548-54.

Walter MIMT. A dualidade na inserção política, social e familiar do idoso: estudo comparado dos casos de Brasil, Espanha e Estados Unidos. Opin Publica, Campinas. 2010; 16(1).

Brasil. Estatuto do idoso: dispositivos constitucionais pertinentes, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Brasília, DF; 2003.

Berenstein CK, Wajnman S. Efeitos da estrutura etária nos gastos com internação no Sistema Único de Saúde: uma análise de decomposição para duas áreas metropolitanas brasileiras. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2008; 24(10).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo 2010. Disponível: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=176

Ruiz T, Corrente JE, Bocchi SCM, Donalísio MR, Cordeiro RC. Correlação entre visão de qualidade de vida e aspectos do estilo de vida em idosos do município de Botucatu-SP. Rev APS, Juiz de Fora. 2008;11(2):145-51.

Neri AL. Palavras-chave em gerontologia. Campinas: Alinea; 2008.

Prado SD, Sayd JD. A pesquisa sobre envelhecimento humano no Brasil: grupos e linhas de pesquisa. Rev C S Col. 2004;9(1):57-67.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Leal, M. C. C., Marques, A. P. de O., & Zimmermann, R. D. (2015). Programa de Pós-Graduação em Gerontologia – PPGERO/UFPE: 1º curso stricto sensu do Norte-Nordeste do Brasil. PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research, 2(2), 93–98. https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.20980