Por uma História Visual

Os 23 anos do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som do PPGH PUCRS (1997–2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.2.37890

Palavras-chave:

Laboratório, História e Imagem, Estudos visuais, Metodologia de pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do projeto de organização e sistematização dos acervos e dos documentos  do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som (LPHIS), pertencente ao Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, que completa 23 anos de existência em 2020. Assim, busca-se apresentar sua trajetória ao longo desses anos, entendendo-o como um espaço de formação e fomento à pesquisa, assim como o contexto de criação do atual LPHIS em relação a de outros centros de pesquisa acadêmica em imagem e som.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Pesquisador PQ2 CNPq.

Juliana Daitx Guimarães , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Bacharelanda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BPA/PUCRS.

Referências

AGNOLETTO, Taiane Caroline. Um mosaico do Brasil através das fotorreportagens de José Medeiros em O Cruzeiro (1946-1962). 2007. 163f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000411096. Acesso em: 16 mar. 2020.

AMENGUAL, Augusta Gonçalves. Imagens do processo de urbanização de Porto Alegre da Assessoria de Comunicação do palácio Piratini (1950-1960). 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BELLOTTO, Heloísa Liberali. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BELLOTTO, H. L. Arquivo, estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

BRASIL, Luísa Kuhl. Retratos em (Re)vista: Do estúdio à imprensa ilustrada em Bagé, 1890-1921. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000447463. Acesso em: 16 mar. 2020

BRASIL, Luísa Kuhl. O corpo, a ruina e o tempo: fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco. 2019. 268f. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000495721. Acesso em: 16 mar. 2020.

CONHEÇA o LABHOI. Laboratório de História Oral e Imagem. [2018]. Disponível em: http://www.labhoi.uff.br/. Acesso em: 25 mar. 2020.

COSTA, Eduardo; SCHIAVINATTO, Iara Lis (org.). Cultura visual e história. São Paulo: Alameda, 2016.

COSTA, Ialê Menezes Leite. Pierre Verger: um outro olhar sobre o sertanejo na revista O Cruzeiro (1946-1951). 2015. 257 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000467369. Acesso em: 12 mar. 2020.

DIAS, Claudio Fachel. História e fotojornalismo nas páginas do jornal Última Hora (RS): imprensa e política na crise da legalidade (1961). 2009. 156f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000411948. Acesso em: 16 mar. 2020.

DISSERTAÇÕES/Teses. Centro de Ciências Humanas e Educação. 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/lis/pesquisa/disserta%C3%A7oesteses. Acesso em: 22 abr. 2020.

ETCHEVERRY, Carolina Martins. Imagens da cidade: Photographia Ferrari & Porto Alegre no século XIX. 2004. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.

FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/ Casa de Oswaldo Cruz / CPDOC - Fundação Getúlio Vargas, 2000.

FORMOLO, Deise. Uma história visual da luta pela terra: Porto Alegre, Praça da Matriz, 1990. 2018. 286 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000489600 Acesso em: 10 mar. 2020.

FRANCO, Thaís. Costumes gauchescos nas fotografias de Wolfgang Hoffmann Harnisch Jr. 2012. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

GUILHÃO, Alexandre Moroso Guilhão. Conflito em tela grande: os conflitos sociais e políticos em Cuba na década de 1960 através do cinema de Tomás Gutiérrez Alea. 2017. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000495850. Acesso em: 12 mar. 2020.

KERN, Arno Alvarez. 1973-1998: Um programa de ensino e pesquisa completa vinte e cinco anos de consolidação e maioridade. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 24, n. 1. p. 5-8, jun. 1998. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/28194/15837. Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.15448/1980-864X.1998.1.28194.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, p. 97-119, 2006. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406. Acesso em: 20 abr. 2020.

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: arte, história, imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7964 Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7964.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.

LIMA, Aline Mendes. Ofereço minha foto como recordação: representações negras em álbuns familiares (Pelotas 1930-1960). 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000418215. Acesso em: 16 mar. 2020.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica de consumo. Álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1997. LIS. Centro de Ciências Humanas e Educação. 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/lis. Acesso em: 22 abr. 2020.

LOUZADA, Silvana. Fotografia, memória e história oral. Jornal Alçar, Porto Alegre, n. 4, out. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-alcar-no-4-outubro-de-2012/fotografia-%20memoria%20e%20historia%20oral.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.

MACHADO JR., Cláudio de Sá. Fotografias e códigos culturais: representações da sociabilidade carioca pelas imagens da Revista Careta (1919-1922). 2006. 241f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000382369. Acesso em: 16 mar. 2020

MASSIA, Rodrigo de Souza. Cartografias da Cidade Moderna: A Porto Alegre dos anos 1950 nas fotorreportagens da Revista do Globo. 2005. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 152f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000407442. Acesso em: 16 mar. 2020.

MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social pela classe dominante no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 1990. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Niterói: UFF, 1990. 2. V.

MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 133-174, jan./ jun. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/anaismp/v13n1/a05v13n1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000100005.

MAUAD, Ana Maria. Usos do passado e História pública no Brasil: a trajetória do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (1982-2017). História Crítica, [S. l.], n. 68, p. 27-45, abr./ jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rhc/n68/0121-1617-rhc-68-00027.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020. https://doi.org/10.7440/histcrit68.2018.02.

MEIHY, J. C. S. B. (org.). (Re)lntroduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: FFLCH/USP, 1996. p. 1-10.

MEIHY, J. C. S. B. Desafios de História Oral Latino-Americana: o caso do Brasil. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/ CPDOC - Fundação Getúlio Vargas, 2000. p. 85-97.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London: Routledge, 1999.

MONTEIRO, Charles (org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDPUCRS, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/5464012/Fotografia_Cultura_Visual_e_Hist%-C3%B3ria_Pesquisas_Recentes. Acesso em: 25 mar. 2020. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.30075.

MONTEIRO, C.; MAUAD, Ana Maria. Fotografia, cultura visual e história: perspectivas teóricas e metodológicas. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 44, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/issue/view/1209. Acesso: 25 mar. 2020. https://doi.org/10.14201/reb201748128130.

MONTEIRO, Charles; REY, Pablo. La Fotografía en Brasil. Revista Estudios Brasileños, São Paulo, v. 4, n. 8, 2017. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/2386-4540/issue/view/reb201748/showToc. Acesso: 25 mar. 2020.

MONTEIRO, C.; ETCHEVERRY, C. M. Imagem e poder: cultura visual nas ditaduras latino-americanas (1954-1985). Porto Alegre: Fi, 2019. v. 1. 201 p. Disponível em: https://www.editorafi.org/717historia. Acesso em: 22 abr. 2020.

OBJETIVOS. Laboratório de História, Imagem e Som. [2020]. Disponível em: https://lahis.furg.br/objetivos. Acesso em: 25 mar. 2020.

O QUE é o LAPIS. Universidade Federal de Santa Catarina. [2019]. Disponível em: https://lapis.ufsc.br/. Acesso em 20 abr. 2020.

PROENÇA, Caio Carvalho. Fotojornalismo de Ricardo Chaves e Olívio Lamas em Veja: Imagens do caso do sequestro clandestino dos uruguaios em Porto Alegre (1978-1980). 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

PROENÇA, Caio de Carvalho. Confrontando visualidades no fotojornalismo de Veja e Isto É: práticas fotográficas e fotorreportagens na segunda metade dos anos 1970. 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000484597. Acesso em: 16 mar. 2020.

REIS, Daniela Görgen dos. História, Fotografia e Poder: Análise das imagens do movi/mento da Legalidade no MUSECOM. 2009. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

REIS; Daniela Görgen dos Reis. Imagens do poder: as fotografias da legalidade pelas lentes da assessoria de imprensa do governo do Estado do Rio Grande do Sul (1961) 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000448436. Acesso em: 16 mar. 2020.

RIBEIRO, Carmen Adriane. Imagens Negociadas: Retratos de Família pelas lentes do Estúdio Foto Klos nas décadas de 1930 a 1940, em Panambi, RS, 2015. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:-puc01000480004. Acesso em: 16 mar. 2020.

SANTIAGO, Bruna de Oliveira. Imagens da escravidão na Semana Illustrada (1861-1876). 2012. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História) -- Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SANTIAGO JR., Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do museu paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/anaismp/v27/1982-0267-anaismp-27-e08.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANTOS, Maria Cristina dos (ed.). Conversas sobre o PPGH-PUCRS – 40 anos (1973-2013). Estudos Ibero -Americanos, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 381-406, jul./dez. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/17252/11114. Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2013.2.17252.

SEVERO, Fernanda. Imagens da cidade – Porto Alegre ontem e hoje. In: ELETRÔNICOS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS PPGH/PUCRS. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

SILVA, Haike R. K. da. Historiadores e acervos: uma relação “de fato”, mas não “de direito”. História em Revista, [S. l.], v. 8, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/HistRev/article/view/11797/7529. Acesso em: 25 mar. 2020.

SILVA FILHO, José Oliveira da. A construção de uma visualidade sobre o maranhão a partir de álbuns de vistas (1899-1913). 2018. 317f. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000490019. Acesso em: 16 mar. 2020

SOBRE o Laboratório. Laboratório de História, Imagem e Som. [2020]. Disponível em: https://lahis.furg.br/sobre-o-laboratorio. Acesso em: 25 mar. 2020.

PROJETOS de Pesquisa. Centro de Ciências Humanas e Educação. 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/lis/pesquisa/projetospesquisa. Acesso em: 22 abr. 2020.

TOMAZONI, Mário Alberto. Álbuns da cidade de Caxias do Sul (1935-1947): as reformas urbanas fotografadas. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://primo-pmtna01.hosted.exlibrisgroup.com/PUC01:PUC01:puc01000431125. Acesso em: 22 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Monteiro, C., & Guimarães , J. D. (2020). Por uma História Visual: Os 23 anos do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som do PPGH PUCRS (1997–2020). Oficina Do Historiador, 13(2), e37890. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2020.2.37890

Edição

Seção

Artigos