“L'absent de l'Histoire”: notas sobre a crítica Michel de Certeau ao fazer historiográfico

Autores/as

  • João Rodolfo Munhoz Ohara Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Michel de Certeau, escrita da história, alteridade.

Resumen

Para Michel de Certeau, o passado é o ausente do texto historiográfico. Nosso trabalho analisa o texto “L’absent de l’Histoire”, publicado em 1973, no qual ele elabora tal ideia. Seguindo a estrutura do texto de Certeau, buscaremos refletir sobre sua crítica ao fazer historiográfico que se desenvolvia no período. Apontamos aqui para a centralidade da ideia de alteridade no pensamento de Certeau expresso no texto analisado; para ele, a narrativa historiográfica é uma representação do Outro que o presente conjurou para fora de seus domínios, encarregando o historiador de vasculhar tal região desconhecida e tornar essa alteridade pensável – mas civilizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Rodolfo Munhoz Ohara, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em História pela UEL (2010), aluno do Mestrado em História Social da UEL. Tem pesquisas nas áreas: História Cultural, Teoria da História, História da Historiografia.

Publicado

2012-10-24

Cómo citar

Ohara, J. R. M. (2012). “L’absent de l’Histoire”: notas sobre a crítica Michel de Certeau ao fazer historiográfico. Oficina Do Historiador, 5(1), 70–81. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/oficinadohistoriador/article/view/10827

Número

Sección

Artículos