GHOST IN THE SHELL (1995)
O FUTURO COMO POSSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39616Palabras clave:
cinema, cibercultura, animação japonesaResumen
O artigo propõe uma reflexão acerca da construção de uma imagem de futuro feita pela animação japonesa Ghost In The Shell (1995). A intenção é pensar nas interfaces proporcionadas pelas novas tecnologias na história e na animação, as quais trabalham com e fala sobre estas novas tecnologias. As chaves de análise perpassam, também, os deslocamentos e encontros entre os elementos da cibercultura e da cultura japonesa, mostrando que a imagem de futuro projetada pelo filme é a imagem de possibilidades.
Descargas
Citas
AMARAL, Adriana. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: GRUNNEWALD, José Lino. A ideia do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
HAYLES, Katherine. How we became posthuman. Chicago: University of Chicago Press, 1999. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226321394.001.0001
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Thomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
KIM, Joon Ho. Cibernética, ciborgues e ciberespaço: notas sobre as origens da cibernética e sua reinvenção cultural. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 199-219, jan./jun. 2004. https://doi.org/10.1590/S0104-71832004000100009
LAMARRE, Thomas. The anime machine: a media theory of animation. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2009.
LE GUIN, Ursula K. The carrier bag theory of fiction. In: LE GUIN, Ursula K. Dancing at the edge of the world. Grove Press, 1986.
GHOST In The Shell. Direção: Oshii Mamoru. Produção: I.G., Companhia Bandai, Kondasha. Flashstar Home Video, c1995, 82 minutos. Roteiro: Kazunori Ito. Baseado no mangá de mesmo nome escrito por Shirow Masamune.
OKANO, Mitchiko. Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo: Annablume; FAPESP; Fundação Japão, 2012.
ORTIZ, Renato. O próximo e o distante: Japão e modernidade mundo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
SHIN, Hyewon. Voice and vision in Oshii Mamoru’s Ghost in The Shell: beyond Cartesian optics. SAGE Animation, mar. 2011. https://doi.org/10.1177/1746847710391506
YAMADA, Arthur Yoshihiro Junqueira Garcia. Ciborgues e pós-humanismo: analisando Ghost In The Shell (1995) de Mamoru Oshii. Monografia apresentada junto ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2015.
TZE-YUE, G. Hu. Frames of anime culture and image-building. Hong Kong University Press, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Oficina do Historiador
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La presentación original de esta revista implica la transferencia, por los autores, los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor de los artículos publicados son derechos de autor del boletín de la primera publicación. Autores sólo podrán utilizar los resultados en otras publicaciones, indicando claramente esta revista como medio de publicación original. Porque somos una revista de acceso abierto, permite el libre uso de los artículos en las aplicaciones educativas, científicas y no comerciales, siempre que la fuente sea reconocida (por favor vea la Licencia Creative Commons en el pie esta página).