EDUCAÇÃO POLÍTICA: O ENSINO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO EM SALA DE AULA
Keywords:
Educação política. PIBID. Sistema eleitoral.Abstract
O presente artigo trata sobre um projeto desenvolvido pelos bolsistas PIBID, subprojeto História, a respeito da evolução do processo eleitoral brasileiro. Diferentemente da ideia de que falar de política é um assunto delicado e perigoso, pois corre-se o risco dos alunos entenderem o trabalho como uma forma de doutrinação ou propaganda partidária, o que se buscou com essa atividade foi esclarecer algumas questões sobre a questão do voto e das eleições, e, consequentemente, da democracia no país. Ocorreu a apresentação para os estudantes da evolução da política nacional, desde a vinda da Família Real Portuguesa até o momento presente, passando pela Política dos Coronéis, criação da Justiça Eleitoral, voto feminino, Diretas Já e, outros importantes fatos relacionados ao tema. Para que o assunto e os debates não acabem na sala-de-aula, buscou-se a participação da família, com a distribuição de um questionário contendo onze perguntas. Este questionário serviu de base para que o aluno fizesse uma entrevista com algum conhecido que tenha participado, ao menos uma vez, do processo eleitoral e, forme sua opinião e reflexões sobre a política nacional. O grupo percebe que pouco se reflete sobre política, e isso faz falta, pois deve-se entender que ela está presente na nossa vida e deve ser debatida. Conscientizar sobre a importância da conquista do direito do voto, para que eles entendam seus deveres e direitos de cidadãos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-18
How to Cite
Flores, A. de R., & Nunes, P. P. C. (2014). EDUCAÇÃO POLÍTICA: O ENSINO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO EM SALA DE AULA. Oficina Do Historiador, 2006–2018. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19054
Issue
Section
Artigos
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.