UM OLHAR SOBRE ACERVOS ESCOLARES DE TORRES/RS – 1960/1980.
Keywords:
Fotografia. Educação. História.Abstract
O artigo percorre o olhar sobre arquivos fotográficos de escolas da rede pública do município de Torres/RS entre os anos de 1960-1980. As instituições analisadas foram: o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Justino Alberto Tietbohel e a Escola Estadual Governador Jorge Lacerda. Imagens que permitem identificar quais foram às opções iconográficas das instituições de ensino. Entre quatrocentas e quarenta e seis fotografias que foram digitalizadas, medidas, catalogadas e identificadas treze temáticas visuais. Destacaram-se imagens que podem ser enquadradas ao âmbito do extraordinário, ou seja, imagens que registraram os momentos festivos, os passeios, as comemorações cívicas, as formaturas, etc., a opção por essas temáticas constatou-se serem decorrentes em grande medida do acesso restrito da câmera fotográfica, e ao que diz respeito ao ordinário, o registro ocorreu, porém, em pequena proporção. Por meio desses registros iconográficos pretende-se discutir a importância e o uso dado as fotografias nas instituições de ensino. Visto que as fotografias foram encontradas em péssimo estado de conservação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-17
How to Cite
Eberhardt, C. (2014). UM OLHAR SOBRE ACERVOS ESCOLARES DE TORRES/RS – 1960/1980. Oficina Do Historiador, 522–538. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19018
Issue
Section
Artigos
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.