Social indexicality and L2 speech development

underexplored dynamic routes in psycholinguistics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44429

Palavras-chave:

Fala em L2, Psicolinguística, Indexicalidade social

Resumo

A propensão de ver a língua como uma construção que fornece pistas sociais tem grandes implicações tanto para a estrutura da sociedade quanto para os processos psicológicos humanos, incluindo o desenvolvimento de línguas nativas (L1) e não nativas (L2), bem como fenômenos de atrito. Nesse sentido, a indexicalidade social, por exemplo, demonstra desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da fala em L2. Embora alguns ramos da linguística acolham a indexicalidade social em sua maquinaria e em suas previsões (por exemplo, a sociolinguística, a sociofonética), a adição de variáveis sociais na área de Aquisição de Segunda Língua (ASL) e na Psicolinguística pode ser vista como recente e limitada. Considerando que a psicolinguística deva começar a incluir a indexicalidade social ao abordar o desenvolvimento de línguas, este artigo de pesquisa teórica tem como objetivo explorar e chamar a atenção para a relação entre a psicolinguística e a sociolinguística no que se refere ao desenvolvimento da fala em L2. Para tanto, apresenta-se um esboço da agenda de pesquisa em psicolinguística no que compete ao desenvolvimento da fala em L2. Em seguida, discute-se o papel da indexicalidade social no desenvolvimento bilíngue. Finalmente, defende-se a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (CDST) como um paradigma frutífero para ancorar tal interface, uma vez que ela abarca em seu núcleo aspectos tanto cognitivos quanto sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Flores Kupske, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Linguística Aplicada/ Psicolinguística (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Reiner Vinicius Perozzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor no Departamento de Lí nguas Modernas do Instituto de Letras da mesma universidade.

Referências

ADAMI, Christoph. What is complexity? Bioessays, Medford, v. 24, n. 12, p. 1085-1094, 2002.

ALBANO, Eleonora C. O gesto audível: fonologia como pragmática. São Paulo: Cortez, 2020.

ALBANO, Eleonora C. O gesto e suas bordas: esboço de fonologia acústico-articulatória do português brasileiro. Campinas: ALB; Mercado de Letras, 2001.

AMBADY, Nalini; SKOWRONSKI, John. First impressions. New York: Guilford Press, 2008.

ASHBY, Michael; MAIDMENT, John. Introducing phonetic science. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

BECKNER, Clay et al. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning, Flagstaff, v. 59, p. 1-26, dez. 2009.

BEST, Catherine. A direct realist view of cross-language speech perception. In: STRANGE, Winifred (org.). Speech perception and linguistic experience: issues in cross-language research. Timonium: York Press, 1995. p. 171-204.

BEST, Catherine; TYLER, Michael. Nonnative and second-language speech perception: commonalities and complementarities. In: BOHN, Ocke-Schwen; MUNRO, Murray (org.). Language learning & language teaching. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2007. v. 17. p. 13-34.

BLOCK, David. The social turn in second language acquisition. Washington, DC: Georgetown University Press, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

BULCHOLTS, Mary. From stance to style: gender interaction and indexicality in Mexican immigrant youth slang. In: JAFFE, Alexandra (ed.). Stance: sociolinguistic perspectives. Oxford: Oxford University Press, 2009. p. 146-170.

BYBEE, Joan. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

CHEN, Kan; BAK, Per. Self-organized criticality. Scientific American, New York, v. 264, n. 1, p. 26-33, 1991.

CILLIERS, Paul. Complexity and postmodernism. London: Routledge, 1998.

COLANTONI, Laura; STEELE, Jeffrey; ESCUDERO, Paola. Second language speech: theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

DARVIN, Ron; NORTON, Bonny. Identity. In: LI, Shaofeng; HIVER, Phil; PAPI, Mostafa (ed.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Individual Differences. New York: Routledge, 2022. p. 235-250.

DILLEY, Laura; MATTYS, Sven; VINKE, Louis. Potent prosody: comparing the effects of distal prosody, proximal prosody, and semantic context on word segmentation. Journal of Memory and Language, Amsterdam, v. 63, n. 3, p. 274-294, 2010.

DRAGER, Katie. Linguistic variation, identity construction and cognition. Berlim: Language Science Press, 2015.

DRUMMOND, Rob. Aspects of identity in a second language: ING variation in the speech of Polish migrants living in Manchester, UK. Language Variation and Change, Cambridge, v. 24, n. 1, p. 107-133, 2012.

DUFOUR, Sophie et al. The perception of the French /s/-/ʃ/ contrast in early Creole-French bilinguals. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 22, n. 5, p. 1-8, 2014.

ECKERT, Penelope; RICKFORD, John. Style and sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

ECKERT, Penelope. Variation and the indexical field. Journal of Sociolinguistics, Hoboken, v. 12, n. 1, p. 453-476, 2008.

ERIKSEN, Thomas. What is anthropology? London: Pluto Press, 2004.

ESCUDERO, Paola; BOERSMA, Paul. Bridging the gap between L2 speech perception research and phono-logical theory. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 26, n. 4, p. 551-585, 2004.

ESCUDERO, Paola. Linguistic perception and second language acquisition. Utrecht: Utrecht University, 2005.

ESCUDERO, Paola. Linguistic perception of “similar” L2 sounds. In: BOERSMA, Paul; HAMMAN, Silke (org.). Phonology in perception. Berlim: Mouton de Gruyter, 2009. p. 151-190.

EVANS, Bronwen G.; IVERSON, Paul. Plasticity in vowel perception and production: a study of accent change in young adults. The Journal of the Acoustical Society of America, Melville, v. 121, n. 1, p. 3814-3826, 2007.

EVANS, Bronwen G.; IVERSON, Paul. Vowel normali¬zation for accent: an investigation of best exemplar locations in northern and southern British English sen¬tences. The Journal of the Acoustical Society of America, Melville, v. 115, n. 1, p. 352-361, jan. 2004.

FERRARO, Gary; ANDREATTA, Susan. Cultural anthro¬pology: an applied perspective. Belmont: Cengage Learning, 2010.

FIGUEIREDO, Eduardo. Second language acquisition in Brazil since the social turn. Revista Brasileira de Linguís-tica Aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 1-27, 2018.

FLEGE, James Emil; BOHN, Ocke-Schwen. The revised speech learning model (SLM-r). In: WAYLAND, Ratree (org.). Second language speech learning: theoretical and empirical progress. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 3-84.

FLEGE, James Emil. Second language speech learning: theory, findings and problems. In: STRANGE, Winifred (org.). Speech perception and linguistic experience: is¬sues in cross-language research. Baltimore: York Press, 1995. p. 233-277.

FOULKES, Paul; DOCHERTY, Gerard. The social life of phonetics and phonology. Journal of Phonetics, Ams-terdam, v. 34, p. 409-438, 2006.

FOULKES, Paul; DOCHERTY, Gerard. Urban voices: accent studies in the British Isles. London: Hodder Education, 1999.

GEE, James. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. London: Falmer Press, 1990.

GUMPERZ, John. Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

GILEAD, Michael; LIBERMAN, Nira. Talker variability and perceived identity: investigating the cognitive processes underlying person perception. Journal of Memory and Language, Amsterdam, v. 101, p. 42-60, 2018.

HENRICH, Joseph; HEINE, Steven J.; NORENZAYAN, Ara. Most people are not WEIRD. Nature, London, v. 466, n. 7302, p. 29-29, jul. 2010.

HOLLAND, John. Hidden order: how adaption builds complexity. New York: Perseus Books, 1995.

HOLLAND, John. Studying complex adaptive systems. Journal of Systems Science and Complexity, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 1-8, 2006.

HOWARD, Martin. Style and (in)formality: Developing socio-stylistic variation in a second language. In: GEES¬LIN, Kimberly (ed.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Sociolinguistics. New York: Routledge, 2022. p. 152-164.

JACKSON, Carrie; O’BRIEN, Mary. The interaction betwe¬en prosody and meaning in second language speech production. Unterrichtspraxis, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 1-11, 2011.

JIQUILIN-RAMIREZ, Diego et al. Três casos de deriva fonética intralinguística na aquisição fonológica de adultos. In: FERREIRA-GONÇALVES, Giovana; BRUM¬-DE-PAULA, Mirian (org.). Dinâmica dos movimentos articulatórios: sons, gestos, imagens. Pelotas: UFPel, 2013. p. 11-36.

KAUFFMAN, Stuart. At home in the universe: the search for laws of complexity. London: Viking Press, 1995.

KENT, Ray; READ, Charles. The acoustic analysis of speech. London: Cengage Learning, 1992.

KIM, Su; WEBB, Stuart. Individual difference factors for second language vocabulary. In: LI, Shaofeng; HIVER, Phil; PAPI, Mostafa (ed.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Individual Differences. New York: Routledge, 2022. p. 282-293.

KINZLER, Katherine D. Language as a Social Cue. Annual Review of Psychology, San Mateo, v. 72, n. 1, p. 241-264, 2021.

KOTTAK, Conrad. Anthropology: appreciating human diversity. New York: McGraw Hill, 2011.

KUNDA, Ziva. Social cognition: making sense of people. Cambridge: MIT Press, 1999.

KUPSKE, Felipe F. Imigração, Atrito e Complexidade: A Produção das Oclusivas Surdas Iniciais do Inglês e do Português por Sul-Brasileiros Residentes em Londres. Tese (Doutorado em Letras)– Programa de Pós-Gra-duação em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

KUPSKE, Felipe F. A complex approach on integrated late bilinguals’ English VOT production: a study on South Brazilian immigrants in London. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 70, n. 3, p. 81-93, 2017.

KUPSKE, Felipe F. Atrito linguístico. In: KUPSKE, Felipe F.; ALVES, Ubiratã K.; LIMA JR., Ronaldo (org.). Investi-gando os sons de línguas não nativas: uma introdução. Campinas: Abralin, 2021a. v. 1. p. 99-128.

KUPSKE, Felipe F. Destabilizing effects of L2 explicit pronunciation instruction on L1 speech: voice onset time production by Brazilian intermediate users of English. Gradus: Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 32-49, 2021b.

KUPSKE, Felipe F.; LIMA JR., Ronaldo. Integração a contextos de L2 dominantes e adaptabilidade fono¬lógica de L1: uma análise da produção das plosivas surdas do português brasileiro. Organon, São Paulo, v. 37, p. 173-198, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Kupske, F. F., & Perozzo, R. V. (2023). Social indexicality and L2 speech development: underexplored dynamic routes in psycholinguistics. Letrônica, 16(1), e44429. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44429

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES