Processamento linguístico implícito de morfemas flexionais

uma tarefa de leitura autocadenciada com brasileiros aprendizes de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44409

Palavras-chave:

Processamento de Segunda Língua, Conhecimento Implícito, Morfologia flexional, Leitura Auto-Cadenciada

Resumo

Este estudo teve como objetivo contribuir para a investigação do conhecimento implícito de morfemas flexionais de aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Para tanto, examinamos se aprendizes de inglês brasileiro detectam a omissão de morfemas flexionais em uma tarefa de leitura auto-cadenciada que requer conhecimento automatizado deles da L2. Expusemos os participantes a sentenças em que havia ou não omissão de morfemas de terceira pessoa do singular (-s) e passado simples (-ed). Além disso, realizamos um teste de proficiência em língua inglesa para classificar os participantes em maior e menor proficiência. Trinta e nove participantes realizaram as tarefas, sendo vinte e quatro de maior proficiência e quinze de menor proficiência. Os resultados sugerem que os participantes de maior e menor proficiência não exibiram sensibilidade à falta de morfemas -s e -ed, uma vez que seu tempo de reação foi comparável em sentenças gramaticais e agramaticais com ambos os morfemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Fontoura, UEMG, Passos, MG, Brasil.

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Letras e Linguística da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos, MG, Brasil. Desenvolve pesquisa na área de psicolinguística do bilinguismo com ênfase no processamento e aquisição da L2, memória de trabalho e repositórios de memória.

Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, CEFET-MG, Contagem, MG, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Contagem, MG, Brasil. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens na mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre aprendibilidade no desenvolvimento da L1 e da L2, processamento linguístico na L1 e na L2 e métodos experimentais em estudos linguísticos

Ricardo Augusto de Souza, CEFET-MG, Contagem, MG, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin/UFMG) em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

ALDERSON, J. Diagnosing Foreign Language Proficiency: The Interface Between Learning and Assessment. London: Continuum, 2005.

BIALYSTOK, E. Explicit and Implicit Judgments of L2 Grammaticality. Language Learning, Flagstaff, v. 29, n. 1, p. 81-103, 1979.

BIALYSTOK, E. On the Relationship Between Knowing and Using Linguistic Forms. Applied Linguistics, Oxford, v. 3, n. 3, p. 181-206, 1982.

BOWLES, M. Measuring Implicit and Explicit Linguistic Knowledge. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 33, n. 2, p. 247-271, 2011.

BRYSBAERT, M.; DUYCK, W. Is it Time to Leave Behind the Revised Hierarchical Model of Bilingual Processing After Fifteen Years of Service? Bilingualism: Language and Cognition, Cambridge, v. 13, n. 3, p. 359-371, 2010.

CARNEIRO, M. Investigating Bilinguals’ Sensitivity to English Regular Past Morphology: a Self-Paced Reading Experiment with Brazilian Learners. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 483-507, 2017.

CARNEIRO, M. Processamento linguístico de marcas de morfologia de flexão em contexto de inglês como segunda língua. 2011. 148 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

CHO, J. Online processing and offline judgments of English articles. Linguistic Approaches to Bilingualism, v. 12, n. 3, p. 280-309, 2022.

DEKEYSER, R. The Robustness of Critical Period Effects in Second Language Acquisition. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 22, n. 4, p. 499-534, 2000.

ELLIS, R. Measuring Implicit and Explicit Knowledge of a Second Language: a Psychometric Study. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 27, n. 2, p. 141-172, 2005.

GODFROID, A. et al. Timed and Untimed Grammaticality Judgments Measure Distinct Types of Knowledge: Evidence from Eye-Movement Patterns. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 37, n. 2, p. 269-297, 2015.

GUIMARÃES, M. Frequency Effects of L2 English on the Processing of the Passive in L1 Brazilian Portuguese. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 215-258, 2021.

HAN, Y.; ELLIS, R. Implicit Knowledge, Explicit Knowledge and General Language Proficiency. Language Teaching Research, Thousand Oaks, v. 2, n. 1, p. 1-23, 1998.

HOPP, H. Ultimate Attainment in L2 Inflection: Performance Similarities Between Non-Native and Native Speakers. Lingua, Seattle, n. 120, v. 4, p. 901-931, 2010.

IONIN, T.; CHOI, S.; LIU, Q. Knowledge of Indefinite Articles in L2-English: Online vs. Offline Performance. Second Language Research, Thousand Oaks, v. 37, n. 1, p. 121-160, 2019.

JENSEN, I. et al. The Bottleneck Hypothesis in L2 Acquisition: L1 Norwegian Learners’ Knowledge of Syntax and Morphology in L2 English. Second Language Research, Thousand Oaks, v. 36, n. 1, p. 3-29, 2019.

JIANG, N. et al. Morphological Congruency and the Acquisition of L2 Morphemes. Language Learning, Flagstaff, v. 61, n. 3, p. 940-967, 2011.

JIANG, N. Lexical Representation and Development in a Second Language. Applied Linguistics, Oxford, v. 21, n. 1, p. 47-77, 2000.

JIANG, N. Morphological Insensitivity in Second Language Processing. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 25, n. 4, p. 603-634, 2004.

JIANG, N. Selective Integration of Linguistic Knowledge in Adult Second Language Learning. Language Learning, Flagstaff, v. 57, n. 1, p. 1-33, 2007.

JOHNSON, J., NEWPORT, E. Critical Period Effects in Second Language Learning: the Influence of Maturational State on the Acquisition of English as a Second Language. Cognitive Psychology, Amsterdam, v. 21, n. 1, p. 60-99, 1989.

JUST, M.; CARPENTER, P.; WOOLLEY, J. Paradigms and Processes in Reading Comprehension. Journal of Experimental Psychology, Worcester, v. 111, n. 2, p. 228-238, 1982.

KRASHEN, S. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon, [1981] 2002.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon, [1982] 2009.

KROLL, J.; STEWART, E. Category Interference in Translation and Picture Naming: Evidence for Asymmetric Connections Between Bilingual Memory Representations. Journal of Memory and Language, Amsterdam, v. 33, n. 2, p. 149-174, 1994.

LEVELT. W. Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge: The MIT Press, 1989.

NATION, P. Teaching and Learning Vocabulary. Boston: Heinle & Heinle, 1990.

OLIVEIRA, C. Estruturas linguísticas cognitivamente desafiadoras no processo de aquisição de segunda língua. In: OLIVEIRA, C.; SÁ, T. (org.). Psicolinguística em Minas Gerais. Contagem: CEFET-MG, 2020. p. 207-224.

OLIVEIRA, C. Processing, Representation and Learnability of the Resultative Construction by Brazilian Portuguese-English bilinguals. 2016. 200 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

OLIVEIRA, C.; FONTOURA, B.; SOUZA, R. The Challenges Imposed by L2 Inflectional Morphology: Evidence from Speeded Acceptability Judgment Tasks with Brazilian Portuguese-English Bilinguals. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 24. n. 1, p. 317-339, 2020.

OLIVEIRA, C.; MARCILESE, M.; LEITÃO, M. Leitura autocadenciada (com e sem labirinto): histórico e reflexões metodológicas. In: SÁ, T.; OLIVEIRA, C. (org.). Métodos experimentais em psicolinguística. São Paulo: Pá de Palavra. 2022. p. 40-54.

OLIVEIRA, C.; PENZIN, A. The Negative Evidence Hypothesis: the Acquisition of the Double-Object Construction by Brazilian-Portuguese English Bilinguals. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 331-358, 2019.

ORFITELLI, R.; POLINSKY, M. When performance masquerades as comprehension: Grammaticality judgments in non-native speakers. In: KOPOTEV, M; LYASHEVSKAYA, O; MUSTAJOKI, A. (org.). Quantitative approaches to the Russian language. New York: Routledge. 2017, p. 197–214. https://doi.org/10.4324/9781315105048‑10

ROBERTS, L.; GULLBERG, M.; INDEFREY, P. On-line Pronoun Resolution in L2 Discourse: L1 Influence and General Learner Effects. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 30, n. 3, p. 333-357, 2008.

SCHÜTZE, C. The Empirical Base of Linguistics: Grammaticality Judgments and Linguistic Methodology. Berlin: Language Science Press, 2016.

SHARWOOD SMITH, M. The Competence/Control Model, Crosslinguistic Influence and the Creation of New Grammars. In: KELLERMAN, E.; SHARWOOD SMITH, M. (org.). Cross-Linguistic Influence in Second Language Acquisition. New York: Pergamon Press, 1986. p. 10-20.

SILVA, R.; CLAHSEN, H. Morphologically Complex Words in L1 and L2 Processing: Evidence from Masked Priming in English. Bilingualism: Language and Cognition, Cambridge, v. 11, n. 2, p. 245-260, 2008.

SLABAKOVA, R. The Bottleneck of Second Language Acquisition. Foreign Language Teaching and Research, Beijing, v. 46, n. 4, p. 543-559, 2014.

SLABAKOVA, R. What is Easy and what is Hard to Acquire in a Second Language? In: BOWLES, M. et al. (org.). Proceedings of the 10th Generative Approaches to Second Language Acquisition Conference. Somerville: Cascadilla Proceedings Project, 2013. p. 280-294.

SORACE, A. Metalinguistic Knowledge and Language use in Acquisition-Poor Environments. Applied Linguistics, Oxford, v. 6, n. 3, p. 239-254, 1985.

SOUZA, R. et al. Efeitos do bilinguismo sobre a L1: evidências em julgamentos de aceitabilidade e no processamento online de bilíngues em imersão na L2 ou não. Linguística, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 193-212, 2014.

SOUZA, R. A. et al. Estudo sobre um Parâmetro de Tarefa e um Parâmetro Amostral para Experimentos com Julgamentos de Aceitabilidade Temporalizados. Revista de Estudos da Linguagem, v. 23, p. 211-244, 2015.

SOUZA, R.; SILVA, J. Exploring the Measurement of Vocabulary Size to Differentiate Brazilian Portuguese-English Bilinguals’ Access to Grammatical Knowledge in the L2. Linguística, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 187- 204, 2015.

SUZUKI, Y. Validity of New Measures of Implicit Knowledge: Distinguishing Implicit Knowledge from Automatized Explicit Knowledge. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 38, n. 5, p. 1229-1261, 2017.

VAFAEE, P.; KACHINSKE, I. The Inadequate Use of Confirmatory Factor Analysis in Second Language Acquisition Validation Studies. Studies in Applied Linguistics and TESOL, New York, v. 19, n. 2, p. 1-18, 2019.

VAFAEE, P.; SUZUKI, Y.; KACHISNKE, I. Validating Grammaticality Judgment Tests: Evidence from Two New Psycholinguistic Measures. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 39, n. 1, p. 59-95, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Rodrigues Fontoura, B., Fonseca de Oliveira, C. S., & de Souza, R. A. (2023). Processamento linguístico implícito de morfemas flexionais: uma tarefa de leitura autocadenciada com brasileiros aprendizes de inglês. Letrônica, 16(1), e44409. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44409

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES