Tarefas linguísticas para treino cognitivo no envelhecimento típico e no declínio cognitivo

Autores

  • Letícia Maria Kaspary Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), curso de Psicologia, Porto Alegre/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3861-0520
  • Fernanda Souza Espinosa Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades, curso de Letras, Porto Alegre/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3559-8001
  • Mariana de Lima Amaral Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), curso de Medicina, Canoas/RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5334-8199
  • Gustavo Silva da Rocha Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), curso de Psicologia, Porto Alegre/RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7080-8839
  • Lilian Cristine Hübner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades, Curso de Letras, PPG Letras – Linguística, Porto Alegre/RS, Brasil e Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7876-2211

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44274

Palavras-chave:

Estimulação cognitiva, linguagem, Envelhecimento., Comprometimento Cognitivo Leve, Doença de Alzheimer

Resumo

O crescimento da população idosa tem levado à busca da manutenção e do aprimoramento do desempenho cognitivo e da qualidade de vida no envelhecimento. Esta revisão pretende verificar o impacto de treinos cognitivos de base linguística na cognição (linguagem, memórias de trabalho, semântica e episódica e funções executivas) de idosos típicos, com comprometimento cognitivo leve (CCL) e doença de Alzheimer (DA). Por meio de consulta às bases PubMed, Embase, PsycINFO, Scopus e Web of Science, seguindo os procedimentos PRISMA, 408 artigos foram identificados; após a aplicação dos critérios de exclusão, 13 foram selecionados. Os resultados indicam que, em dois estudos com adultos idosos saudáveis, houve melhoras nos construtos treinados nos grupos experimentais; entre os estudos com idosos neuroatípicos, seis verificaram desempenho melhor na testagem pós-intervenção. Nos demais estudos, a melhora em construtos cognitivos foi parcial, ou verificada apenas durante a testagem, não em follow-up. O treino cognitivo com ênfase na linguagem mostrou-se eficiente para a melhora cognitiva, tanto em populações neurotípicas quanto com CCL e DA. Estudos ainda são inconclusivos quanto à duração total, à frequência e à intensidade ideais dos treinos, à modalidade (on-line ou presencial), bem como aos seus benefícios em relação ao perfil dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Maria Kaspary, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), curso de Psicologia, Porto Alegre/RS, Brasil

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Bolsista de iniciação científica CNPq do Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no período de 2021-2022. Pesquisadora voluntária do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Saúde da UFCSPA.

Fernanda Souza Espinosa Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades, curso de Letras, Porto Alegre/RS, Brasil

Graduanda em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de iniciação científica do Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP) da PUCRS no período de 2020-2022.

Mariana de Lima Amaral, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), curso de Medicina, Canoas/RS, Brasil.

Graduanda em Medicina na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Bolsista de iniciação científica do Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no período de 2021-2022.

Gustavo Silva da Rocha, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), curso de Psicologia, Porto Alegre/RS, Brasil.

Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Voluntário de iniciação científica do Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no período de 2021-2022.

Lilian Cristine Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades, Curso de Letras, PPG Letras – Linguística, Porto Alegre/RS, Brasil e Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Programa de Pós-graduação em Letras e do curso de Letras da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

CARRETTI, Barbara et al. Benefits of training working memory in amnestic mild cognitive impairment: specific and transfer effects. International Psychogeriatrics, [s. l.], v. 25, n. 4, p. 617-626, abr. 2012a. DOI: https://doi.org/10.1017/S1041610212002177. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/international-psychogeriatrics/article/abs/benefits-of-training-working-memory-inamnestic-mild-cognitive-impairment-specific-and-transfer-effects/7EA07C57CB0B403E69EE7FC71FE03CD4. Acesso em: 22 jan. 2023.

CARRETTI, Barbara et al. Gains in language comprehension relating to working memory training in healthy older adults. International Journal of Geriatric Psychiatry, [s. l.], v. 28, n. 5, p. 539-546, jul. 2012b. DOI: https://doi.org/10.1002/gps.3859. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/gps.3859. Acesso em: 22 jan. 2023.

CAVALLINI, Elena et al. Self-help memory training for healthy older adults in a residential care center: specific and transfer effects on performance and beliefs. International Journal of Geriatric Psychiatry, [s. l.], v. 30, n. 8, p. 870-880, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/gps.4230. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/gps.4230. Acesso em: 22 jan. 2023.

CLEMENTE, Rená; RIBEIRO-FILHO, Sergio. Comprometimento cognitivo leve: aspectos conceituais, abordagem clínica e diagnóstica. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto [título não corrente], [s. l.], v. 7, n. 1, jan. 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/9283. Acesso em: 22 jan. 2023.

COTRENA, Charles et al. The predictive impact of biological and sociocultural factors on executive processing: the role of age, education, and frequency of reading and writing habits. Applied Neuropsychology: Adult, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 75-84, jun. 2015. DOI:https://doi.org/10.1080/23279095.2015.1012760. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23279095.2015.1012760?scroll=top&needAccess=true&role=tab&aria-labelledby=full-article. Acesso em: 22 jan. 2023.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2018. E-book.

JELCIC, Nela et al. Effects of lexical-semantic treatment on memory in early Alzheimer disease: an observer-blinded randomized controlled trial. Neurorehabilitation and Neural Repair, [s. l.], v. 26, n. 8, p. 949-956, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1545968312440146. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1545968312440146. Acesso em: 22 jan. 2023.

JUSTO-HENRIQUES, Susana Isabel et al. Long-term individual cognitive stimulation program in patients with mild neurocognitive disorder: a pilot study. Revista de Neurología, Spain, v. 68, n. 7, p. 281-289, abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.6807.2018321. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30906977/. Acesso em: 22 jan. 2023.

LIM, Michelle H. et al. Effectiveness of a multifaceted cognitive training programme for people with mild cognitive impairment: a one-group pre- and posttest design. Hong Kong Journal of Occupational Therapy, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 3-8, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hkjot.2012.04.002. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Effectiveness-of-a-Multifaceted-Cognitive-Training-Lim-Liu/9fa3c0f5b83cc1447a5f6df4a6345002b8431d35. Acesso em: 22 jan. 2023.

LIVINGSTON, Gill et al. Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. The Lancet, [s. l.], v. 396, n. 10.248, p. 413-446, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30367-6. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30367-6/fulltext. Acesso em: 22 jan. 2023.

LOBBIA, Alessandra et al. The efficacy of Cognitive Stimulation Therapy (CST) for people with mild-to-moderate dementia. European Psychologist, [s. l.], v. 24, n. 3, p. 257-277, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1027/1016-9040/a000342. Disponível em: https://econtent.hogrefe.com/doi/10.1027/1016-9040/a000342. Acesso em: 22 jan. 2023.

MALCORRA, Bárbara Luzia Covatti et al. Lower education and reading and writing habits are associated with poorer oral discourse production in typical adults and older adults. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 13, p. 1-10, mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/ fpsyg.2022.740337. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2022.740337. Acesso em: 22 jan. 2023.

MALCORRA, Bárbara Luzia; WILSON, Maximiliano Agustin; HÜBNER, Lilian Cristine. Avaliação da produção discursiva oral no envelhecimento e sua relação com escolaridade e hábitos de leitura e escrita: uma revisão sistemática. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 123-148, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/2316-2171.103242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/103242. Acesso em: 22 jan. 2023.

MITREČIĆ, Dinko et al. How to face the aging world – lessons from dementia research. Croatian Medical Journal, [s. l.], v. 61, n. 2, p. 139-146, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.3325/CMJ.2020.61.139. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7230408/. Acesso em: 22 jan. 2023.

MORANDO, Eunice Maria Godinho et al. O conceito de estigma de Goffman aplicado à velhice. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 21-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2018.n2.v1.1341. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/1341. Acesso em: 22 jan. 2023.

MORO, Valentina. et al. Cognitive stimulation in a-MCI: an experimental study. American journal of Alzheimer’s disease and other dementias, United States, v. 27, n. 2, p. 121-130, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1533317512441386. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22495340/. Acesso em: 22 jan. 2023.

OLIVEIRA, Thais Cristina Galdino de et al. Beneficial effects of multisensory and cognitive stimulation on age-related cognitive decline in long-term-care institutions. Clinical Interventions in Aging, [s. l.], v. 9, p. 309-321, fev. 2014. DOI: https://doi.org/10.2147/CIA.S54383. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24600211/. Acesso em: 22 jan. 2023.

PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, [s. l.], v. 372, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n71. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acesso em: 22 jan. 2023.

POPTSI, Eleni et al. A comparative single-blind randomized controlled trial with language training in people with mild cognitive impairment. American Journal of Alzheimer’s Disease and other Dementias, Thessaloniki, v. 34, n. 3, p. 176-187, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1533317518813554. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1533317518813554. Acesso em: 22 jan. 2023.

REUTER-LORENZ, Patricia A.; PARK, Denise C. How does it STAC up? Revisiting the Scaffolding Theory of Aging and Cognition. Neuropsychology Review, [s. l.], v. 24, n. 3, p. 355-370, ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11065-014-9270-9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11065-014-9270-9. Acesso em: 22 jan. 2023.

SCHULTHEISZ, Thais Sisti de Vincenzo et al. Effect of cognitive stimulation workshops on the self-esteem and cognition of the elderly: a pilot project. Dementia & Neuropsychologia, [s. l.], v. 12, n. 4, p. 421-426, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-57642018dn12-040013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/BK-7tkWHvLFqdrxDm3vLKh9c/?lang=en. Acesso em: 22 jan. 2023.

SÖRMAN, Daniel Eriksson; LJUNGBERG, Jessica Körning; RÖNNLUND, Michael. Reading habits among older adults in relation to level and 15-year changes in verbal fluency and episodic recall. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 9, p. 1-10, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01872. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01872. Acesso em: 22 jan. 2023.

STERN, Yaakov. Cognitive reserve. Neuropsychologia, [s. l.], v. 47, n. 10, p. 2.015-2.028, ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2009.03.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0028393209001237? via%3Dihub. Acesso em: 22 jan. 2023.

TAVARES, Jéssica Monteiro da Silva; PEREIRA NETO, Claudeci. Aspectos do crescimento populacional: estimativas e uso de indicadores sociodemográficos. Formação (Online), [s. l.], v. 27, n. 50, p. 3-36, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.33081/formacao.v27i50.5928. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/5928/ 5599. Acesso em: 22 jan. 2023.

TESSARO, Bruna et al. Verbal fluency in Alzheimer’s disease and mild cognitive impairment in individuals with low educational level and its relationship with reading and writing habits. Dementia & Neuropsychologia, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 300-307, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-57642020dn14-030011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/qgB9LtsZqRY95SRr5fJYXvK/?lang=en#. Acesso em: 22 jan. 2023.

TSANTALI, Eleni.; ECONOMIDIS, Dimitris.; RIGOPOULOU, Stamatia. Testing the benefits of cognitive training vs. cognitive stimulation in mild Alzheimer’s disease: a randomised controlled trial. Brain Impairment, Thessaloniki, v. 18, n. 2, p. 188-196, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1017/BrImp.2017.6. Disponível em: https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85018859002&doi=10.1017%2fBrImp.2017.6&origin=inward&txGid=370195ed2f771818bbcbeff1398825a3. Acesso em: 22 jan. 2023.

UNITED NATIONS. World population prospects 2019: highlights. [S. l.]: United Nations, 2019. E-book. DOI: https://doi.org/10.18356/13bf5476-en. Disponível em: https://www.un-ilibrary.org/content/books/9789210042352. Acesso em: 22 jan.2023.

VIDOVICH, Mandy R. et al. Cognitive activity for the treatment of older adults with mild Alzheimer’s disease (AD) – PACE AD: study protocol for a randomised controlled trial. Trials, [s. l.], v. 12, p. 1-7, fev. 2011. DOI: https://doi.org/10.1186/1745-6215-12-47. Disponível em: https://trialsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/1745-6215-12-47. Acesso em: 22 jan. 2023.

VRANIĆ, Andrea et al. The efficacy of a multifactorial memory training in older adults living in residential care settings. International Psychogeriatrics, [s. l.], v. 25, n. 11, p. 1.885-1.897, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/S1041610213001154. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/international-psychogeriatrics/article/abs/efficacy-of-a-multifactorial-memory-training-in-older-adults-living-in-residential-care-settings/0C14CD548DB590D01533A69683D9176F. Acesso em: 22 jan. 2023.

WILSON, Robert S.; BENNETT, David A. Cognitive activity and risk of Alzheimer’s disease. Current Directions in Psychological Science, Chicago, v. 12, n. 3, p. 87-91, jun. 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8721.01236. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1111/1467-8721.01236. Acesso em: 22 jan. 2023.

WONG, Patrick C. M. et al. Language training leads to global cognitive improvement in older adults: a preliminary study. Journal of Speech, Language, and Hearing Research: JSLHR, United States, v. 62, n. 7, p. 2.411-2.424, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1044/2019_jslhr-l-18-0321. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31251679/. Acesso em: 22 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Kaspary, L. M., Souza Espinosa Borges, F., de Lima Amaral, M., Silva da Rocha, G., & Cristine Hübner, L. (2023). Tarefas linguísticas para treino cognitivo no envelhecimento típico e no declínio cognitivo. Letrônica, 16(1), e44274. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44274

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES