Contribuições da Psicolinguística para a Educação de Surdos

as vantagens do bilinguismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247

Palavras-chave:

Surdos, Psicolinguística, Educação bilíngue, Privação linguística, Reconhecimento de palavras

Resumo

Desde a década de 1980, a educação bilíngue para surdos é uma proposta educacional que vem se delineando em vários países do mundo e tem avançado muito nos últimos anos. Para o delineamento dessa proposta, foram essenciais as pesquisas na área da Linguística. Neste artigo, discutimos especificamente as contribuições da Psicolinguística para a educação de surdos no que tange a dois tópicos de extrema relevância: (i) a privação linguística e a idade de exposição à língua de sinais (LS); e (ii) a ativação translinguística no reconhecimento visual de palavras na L2. Os estudos que consideram a idade de aquisição da LS como L1 por pessoas surdas têm encontrado fortes efeitos desse fator na aquisição, no processamento e na proficiência atingida na L1, bem como na L2. Esses estudos reafirmam a importância da exposição precoce à LS e da educação bilíngue para surdos. Os estudos sobre reconhecimento lexical em L2 têm evidenciado a coativação de palavras e sinais, mesmo para surdos com alta proficiência em L2. Esses estudos contribuem para se compreender o caminho bilíngue trilhado pelos surdos na aquisição da escrita, já que esses bilíngues geralmente usam a L1 nas interações face a face e a L2 nas interações escritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselli Mara Silva, Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Brasil.

É graduada em Letras, mestre em Educação e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG, onde também é membro pesquisador do Laboratório de Psicolinguística e do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), atuando na linha de pesquisa bilinguismo intermodal. Tem experiência em Linguística e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: bilinguismo dos surdos, bilinguismo intermodal e processamento da linguagem, letramento e ensino de português como segunda língua para surdos.

Referências

ANDREWS, Jean F.; RUSHER, Melissa. Codeswitching Techniques: Evidence-Based Instructional Practices for the ASL/English Bilingual Classroom. American Annals of the Deaf, v. 155, n. 4, p. 407-424, 2010. https://doi.org/10.1353/aad.2010.0036

BASTOS, Ana Paula Rodrigues; HÜBNER, Lilian Cristine. Surdos Bilíngues Coativam Sinais da Libras ao Lerem Palavras em Português Brasileiro. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLINGUÍSTICA, 1.; ENCONTRO MINEIRO DE PSICOLINGUÍSTICA, 4., 2022. Caderno de Resumos. Contagem: CEFET-MG, 2022.

BOUDREAULT, Patrick; MAYBERRY, Rachel I. Grammatical processing in American Sign Language: Age of first-language acquisition effects in relation to syntactic structure. Language and Cognitive Processes, v. 21, n. 5, p. 608–635, 2006. https://doi.org/10.1080/01690960500139363

BONVILLIAN, John D.; CHARROW, Veda R.; NELSON, Keith E. Psycholinguistic and Educational Implications of Deafness. Human Development, n. 16, p. 321-345, 1973.

CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, Elizeu Coutinho. (Tele)avaliando o desenvolvimento da competência de leitura em ouvintes e surdos de escolas especiais e comuns: o estado da arte. In: MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza de; SCAFF, Miberto (org.). Neuropsicologia e as interfaces com as neurociências. São Paulo: HCUSP; Casa do Psicólogo, 2007. p. 229-240.

COSTELLO, Brendan; FERNÁNDEZ, Javier; LANDA, Alazne. O sinalizante nativo não-(existente): pesquisa em língua de sinais em uma pequena população surda. In: THEORETICAL ISSUES IN SIGN LANGUAGE RESEARCH CONFERENCE, 9., 2006. Anais [...]. Florianópolis: TISLR9, 2006. p. 351-366.

CRUZ, Carina Rebello; PIZZIO, Aline Lemos; QUADROS, Ronice Müller de. Avaliação da discriminação fonêmica do português brasileiro e da Língua de Sinais Brasileira em crianças ouvintes bilíngues bimodais e em crianças surdas usuárias de implante coclear. Revista da ABRALIN, v. 14, n. 1, p. 337-360, jan./jun. 2015.

DAVIDSON, Kathryn; LILLO-MARTIN, Diane; CHEN PICHLER, Deborah. Spoken English Language Development in Native Signing Children with Cochlear Implants, Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 19, n. 2, p. 238-250, 2014. https://doi.org/10.1093/deafed/ent045

DIJKSTRA, Ton. Bilingual Visual Word Recognition and Lexical Access. In: KROLL, Judith F.; GROOT, Annette M. B. de (ed.). Handbook o Bilingualism: Psycholinguistics Approaches. New York: Oxford University Press, 2005. p. 179-201.

EMMOREY, Karen; et al. Bimodal bilingualism. Bilingualism: Language and Cognition, v. 11, n. 1, p. 43-61, mar. 2008. https://doi.org/10.1017/S1366728907003203

EMMOREY, Karen. Variation in late L1 acquisition?. Bilingualism: Language and Cognition, v. 21, n. 5, p. 917-918, jan. 2018. https://doi.org/10.1017/S1366728918000196

FERREIRA-BRITO, Lucinda Ferreira. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

GROSJEAN, François. Studying Bilinguals. New York: Oxford University Press, 2008.

HERMANS, Daan et al. Modeling Reading Vocabulary Learning in Deaf Children in Bilingual Education Programs. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 13, n. 2, p. 155-174, 2008. https://doi.org/10.1093/deafed/enm057

HOFFMEISTER, Robert J. Famílias, crianças surdas, o mundo dos surdos e os profissionais da audiologia. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da Educação Bilíngüe para Surdos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999. v. 2. p. 113-130.

HOFFMEISTER, Robert. J. A Piece of the Puzzle: ASL and comprehension in Deaf Children. In: CHAMBERLAIN, Charlene; MORFORD, Jill P.; MAYBERRY, Rachel I. (ed.) Language Acquisition by Eye. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 143-163.

HOFFMEISTER, Robert. J.; CALDWELL-HARRIS, Catherine. L. Acquiring English as a Second Language Via Print: the Task for Deaf Children. Cognition, v. 132, n. 2, p. 229-242, 2014. http://dx.doi.org/10.1016/j.cognition.2014.03.014

HOWERTON-FOX, Amanda; FALK, Jodi L. Deaf children as ‘English learners’: The psycholinguistic turn in deaf education. Education Sciences, v. 9, n. 2, p. 1-30, jun. 2019. https://doi.org/10.3390/educsci9020133

JIANG, Nan. Lexical Representation and Development in a Second Language. Applied Linguistics, v. 21, n. 1, p. 47-77, 2000.

MAYBERRY, Rachel I. When Timing is Everything: Age of First-Language Acquisition Effects on Second-Language Learning. Applied Psycholinguistics, v. 28, p. 537-549, 2007.

MAYBERRY, Rachel I.; EICHEN, Ellen B. The long-lasting advantage of learning sign language in childhood: Another look at the critical period for language acquisition. Journal of Memory and Language, v. 30, p. 486-512, 1991.

MORFORD, Jill; MAYBERRY, Rachel I. A Reexamination of ''Early Exposure'' and Its Implications for Language Acquisition by Eye. In: CHAMBERLAIN, Charlene; MORFORD, Jill P.; MAYBERRY, Rachel I. (ed.) Language Acquisition by Eye. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 111-127.

MORFORD, Jill P. et al. When Deaf Signers Read English: do Written Words Activate their Sign Translations? Cognition, v. 118, n. 2, p. 286-92, fev. 2011. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2010.11.006

MORFORD, Jill P. et al. Bilingual Word Recognition in Deaf and Hearing Signers: Effects of Proficiency and Language Dominance in Cross-Language Activation. Second Language Research, v. 30, n. 2, p. 251-271, 2014.

MORFORD, Jill P. et al. The time course of cross-language activation in deaf ASL-English bilinguals. Bilingualism: Language and Cognition, v. 20, n. 2, p. 337-350, mar. 2017.

MUSSELMAN, Carol. How do Children Who Can’t Hear Learn to Read an Alphabetic Script? A Review of the Literature on Reading and Deafness. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 5, n. 1, p. 11-31, 2000.

ORMEL, Ellen; GIEZEN, Marcel. Bimodal bilingualism cross-language interaction: pieces of the puzzle. In: MARSCHARK, Marc; TANG, Gladys; KNOORS, Harry (ed.). Bilingualism and bilingual deaf education. New York: Oxford University Press, 2014. p. 74-101.

ORMEL, Ellen et al. Cross-Language Effects in Written Word Recognition: the Case of Bilingual Deaf Children. Bilingualism: Language and Cognition, v. 15, n. 2, p. 288-303, abril 2012. https://doi.org/10.1017/S1366728911000319

PLAZA-PUST, Carolina. Language Development and Language Interaction in Sign Bilingual Language Acquisition. In: MARSCHARK, Marc; TANG, Gladys; KNOORS, Harry (ed.). Bilingualism and Bilingual Deaf Education. New York: Oxford University Press, 2014. p. 23-53.

PIÑAR, Pilar; DUSSIAS, Paola E.; MORFORD, Jill P. Deaf Readers as Bilinguals: an Examination of Deaf Reader’s Print Comprehension in Light of Current Advances in Bilingualism and Second Language Processing. Language and Linguistics Compass, v. 5, n. 10, p. 691-704, out. 2011. https://doi.org/10.1111/j.1749-818X.2011.00307.x

QUADROS, Ronice Müller de; CRUZ, Carina Rebello. Língua de Sinais: Instrumentos de Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SILVA, Giselli Mara da. Perfis Linguísticos de Surdos Bilíngues do Par Libras-Português. 2018a. 216 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018a.

SILVA, Giselli Mara da. Transitando entre a Libras e o português na sala de aula: em busca de estratégias visuais de ensino. Revista X, v. 13, n. 1, p. 206-229, 2018b.

SHOOK, Anthony; MARIAN, Viorica. Bimodal Bilinguals Co-activate Both Languages during Spoken Comprehension, Cognition, v. 124, n. 3, p. 314–324, set. 2012. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2012.05.014

STOKOE, William C. Sign Language Structure: An Outline of the Visual Communication Systems of the American Deaf. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 10, n. 1, p. 3-37, 2005.

STRONG, Michael; PRINZ, Philip. Is American Sign Language Skill Related to English Literacy? In: CHAMBERLAIN, Charlene.; MORFORD, Jill P.; MAYBERRY, Rachel I. (ed.) Language Acquisition by Eye. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 131-141.

SVARTHOLM, Kristina. 35 anos de Educação Bilíngue de surdos – e então? Educar em Revista, ed. esp., n. 2, p. 33-50, 2014.

SWANWICK, Ruth. Policy and Practice in Sign Bilingual Education: Development, Challenges and Directions, International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 13, n. 2, p. 147–158, 2010. http://dx.doi.org/10.1080/13670050903474069

WILKINSON, Erin; MORFORD, Jill P. How Bilingualism Contributes to Healthy Development in Deaf Children: A Public Health Perspective. Maternal and Child Health Journal, v. 24, p. 1330–1338, 2020. https://doi.org/10.1007/s10995-020-02976-6

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silva, G. M. (2023). Contribuições da Psicolinguística para a Educação de Surdos: as vantagens do bilinguismo. Letrônica, 16(1), e44247. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES