Contribuições da Psicolinguística para a Educação de Surdos
as vantagens do bilinguismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247Palavras-chave:
Surdos, Psicolinguística, Educação bilíngue, Privação linguística, Reconhecimento de palavrasResumo
Desde a década de 1980, a educação bilíngue para surdos é uma proposta educacional que vem se delineando em vários países do mundo e tem avançado muito nos últimos anos. Para o delineamento dessa proposta, foram essenciais as pesquisas na área da Linguística. Neste artigo, discutimos especificamente as contribuições da Psicolinguística para a educação de surdos no que tange a dois tópicos de extrema relevância: (i) a privação linguística e a idade de exposição à língua de sinais (LS); e (ii) a ativação translinguística no reconhecimento visual de palavras na L2. Os estudos que consideram a idade de aquisição da LS como L1 por pessoas surdas têm encontrado fortes efeitos desse fator na aquisição, no processamento e na proficiência atingida na L1, bem como na L2. Esses estudos reafirmam a importância da exposição precoce à LS e da educação bilíngue para surdos. Os estudos sobre reconhecimento lexical em L2 têm evidenciado a coativação de palavras e sinais, mesmo para surdos com alta proficiência em L2. Esses estudos contribuem para se compreender o caminho bilíngue trilhado pelos surdos na aquisição da escrita, já que esses bilíngues geralmente usam a L1 nas interações face a face e a L2 nas interações escritas.
Downloads
Referências
ANDREWS, Jean F.; RUSHER, Melissa. Codeswitching Techniques: Evidence-Based Instructional Practices for the ASL/English Bilingual Classroom. American Annals of the Deaf, v. 155, n. 4, p. 407-424, 2010. https://doi.org/10.1353/aad.2010.0036
BASTOS, Ana Paula Rodrigues; HÜBNER, Lilian Cristine. Surdos Bilíngues Coativam Sinais da Libras ao Lerem Palavras em Português Brasileiro. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLINGUÍSTICA, 1.; ENCONTRO MINEIRO DE PSICOLINGUÍSTICA, 4., 2022. Caderno de Resumos. Contagem: CEFET-MG, 2022.
BOUDREAULT, Patrick; MAYBERRY, Rachel I. Grammatical processing in American Sign Language: Age of first-language acquisition effects in relation to syntactic structure. Language and Cognitive Processes, v. 21, n. 5, p. 608–635, 2006. https://doi.org/10.1080/01690960500139363
BONVILLIAN, John D.; CHARROW, Veda R.; NELSON, Keith E. Psycholinguistic and Educational Implications of Deafness. Human Development, n. 16, p. 321-345, 1973.
CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, Elizeu Coutinho. (Tele)avaliando o desenvolvimento da competência de leitura em ouvintes e surdos de escolas especiais e comuns: o estado da arte. In: MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza de; SCAFF, Miberto (org.). Neuropsicologia e as interfaces com as neurociências. São Paulo: HCUSP; Casa do Psicólogo, 2007. p. 229-240.
COSTELLO, Brendan; FERNÁNDEZ, Javier; LANDA, Alazne. O sinalizante nativo não-(existente): pesquisa em língua de sinais em uma pequena população surda. In: THEORETICAL ISSUES IN SIGN LANGUAGE RESEARCH CONFERENCE, 9., 2006. Anais [...]. Florianópolis: TISLR9, 2006. p. 351-366.
CRUZ, Carina Rebello; PIZZIO, Aline Lemos; QUADROS, Ronice Müller de. Avaliação da discriminação fonêmica do português brasileiro e da Língua de Sinais Brasileira em crianças ouvintes bilíngues bimodais e em crianças surdas usuárias de implante coclear. Revista da ABRALIN, v. 14, n. 1, p. 337-360, jan./jun. 2015.
DAVIDSON, Kathryn; LILLO-MARTIN, Diane; CHEN PICHLER, Deborah. Spoken English Language Development in Native Signing Children with Cochlear Implants, Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 19, n. 2, p. 238-250, 2014. https://doi.org/10.1093/deafed/ent045
DIJKSTRA, Ton. Bilingual Visual Word Recognition and Lexical Access. In: KROLL, Judith F.; GROOT, Annette M. B. de (ed.). Handbook o Bilingualism: Psycholinguistics Approaches. New York: Oxford University Press, 2005. p. 179-201.
EMMOREY, Karen; et al. Bimodal bilingualism. Bilingualism: Language and Cognition, v. 11, n. 1, p. 43-61, mar. 2008. https://doi.org/10.1017/S1366728907003203
EMMOREY, Karen. Variation in late L1 acquisition?. Bilingualism: Language and Cognition, v. 21, n. 5, p. 917-918, jan. 2018. https://doi.org/10.1017/S1366728918000196
FERREIRA-BRITO, Lucinda Ferreira. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
GROSJEAN, François. Studying Bilinguals. New York: Oxford University Press, 2008.
HERMANS, Daan et al. Modeling Reading Vocabulary Learning in Deaf Children in Bilingual Education Programs. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 13, n. 2, p. 155-174, 2008. https://doi.org/10.1093/deafed/enm057
HOFFMEISTER, Robert J. Famílias, crianças surdas, o mundo dos surdos e os profissionais da audiologia. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da Educação Bilíngüe para Surdos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999. v. 2. p. 113-130.
HOFFMEISTER, Robert. J. A Piece of the Puzzle: ASL and comprehension in Deaf Children. In: CHAMBERLAIN, Charlene; MORFORD, Jill P.; MAYBERRY, Rachel I. (ed.) Language Acquisition by Eye. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 143-163.
HOFFMEISTER, Robert. J.; CALDWELL-HARRIS, Catherine. L. Acquiring English as a Second Language Via Print: the Task for Deaf Children. Cognition, v. 132, n. 2, p. 229-242, 2014. http://dx.doi.org/10.1016/j.cognition.2014.03.014
HOWERTON-FOX, Amanda; FALK, Jodi L. Deaf children as ‘English learners’: The psycholinguistic turn in deaf education. Education Sciences, v. 9, n. 2, p. 1-30, jun. 2019. https://doi.org/10.3390/educsci9020133
JIANG, Nan. Lexical Representation and Development in a Second Language. Applied Linguistics, v. 21, n. 1, p. 47-77, 2000.
MAYBERRY, Rachel I. When Timing is Everything: Age of First-Language Acquisition Effects on Second-Language Learning. Applied Psycholinguistics, v. 28, p. 537-549, 2007.
MAYBERRY, Rachel I.; EICHEN, Ellen B. The long-lasting advantage of learning sign language in childhood: Another look at the critical period for language acquisition. Journal of Memory and Language, v. 30, p. 486-512, 1991.
MORFORD, Jill; MAYBERRY, Rachel I. A Reexamination of ''Early Exposure'' and Its Implications for Language Acquisition by Eye. In: CHAMBERLAIN, Charlene; MORFORD, Jill P.; MAYBERRY, Rachel I. (ed.) Language Acquisition by Eye. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 111-127.
MORFORD, Jill P. et al. When Deaf Signers Read English: do Written Words Activate their Sign Translations? Cognition, v. 118, n. 2, p. 286-92, fev. 2011. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2010.11.006
MORFORD, Jill P. et al. Bilingual Word Recognition in Deaf and Hearing Signers: Effects of Proficiency and Language Dominance in Cross-Language Activation. Second Language Research, v. 30, n. 2, p. 251-271, 2014.
MORFORD, Jill P. et al. The time course of cross-language activation in deaf ASL-English bilinguals. Bilingualism: Language and Cognition, v. 20, n. 2, p. 337-350, mar. 2017.
MUSSELMAN, Carol. How do Children Who Can’t Hear Learn to Read an Alphabetic Script? A Review of the Literature on Reading and Deafness. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 5, n. 1, p. 11-31, 2000.
ORMEL, Ellen; GIEZEN, Marcel. Bimodal bilingualism cross-language interaction: pieces of the puzzle. In: MARSCHARK, Marc; TANG, Gladys; KNOORS, Harry (ed.). Bilingualism and bilingual deaf education. New York: Oxford University Press, 2014. p. 74-101.
ORMEL, Ellen et al. Cross-Language Effects in Written Word Recognition: the Case of Bilingual Deaf Children. Bilingualism: Language and Cognition, v. 15, n. 2, p. 288-303, abril 2012. https://doi.org/10.1017/S1366728911000319
PLAZA-PUST, Carolina. Language Development and Language Interaction in Sign Bilingual Language Acquisition. In: MARSCHARK, Marc; TANG, Gladys; KNOORS, Harry (ed.). Bilingualism and Bilingual Deaf Education. New York: Oxford University Press, 2014. p. 23-53.
PIÑAR, Pilar; DUSSIAS, Paola E.; MORFORD, Jill P. Deaf Readers as Bilinguals: an Examination of Deaf Reader’s Print Comprehension in Light of Current Advances in Bilingualism and Second Language Processing. Language and Linguistics Compass, v. 5, n. 10, p. 691-704, out. 2011. https://doi.org/10.1111/j.1749-818X.2011.00307.x
QUADROS, Ronice Müller de; CRUZ, Carina Rebello. Língua de Sinais: Instrumentos de Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SILVA, Giselli Mara da. Perfis Linguísticos de Surdos Bilíngues do Par Libras-Português. 2018a. 216 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018a.
SILVA, Giselli Mara da. Transitando entre a Libras e o português na sala de aula: em busca de estratégias visuais de ensino. Revista X, v. 13, n. 1, p. 206-229, 2018b.
SHOOK, Anthony; MARIAN, Viorica. Bimodal Bilinguals Co-activate Both Languages during Spoken Comprehension, Cognition, v. 124, n. 3, p. 314–324, set. 2012. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2012.05.014
STOKOE, William C. Sign Language Structure: An Outline of the Visual Communication Systems of the American Deaf. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 10, n. 1, p. 3-37, 2005.
STRONG, Michael; PRINZ, Philip. Is American Sign Language Skill Related to English Literacy? In: CHAMBERLAIN, Charlene.; MORFORD, Jill P.; MAYBERRY, Rachel I. (ed.) Language Acquisition by Eye. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 131-141.
SVARTHOLM, Kristina. 35 anos de Educação Bilíngue de surdos – e então? Educar em Revista, ed. esp., n. 2, p. 33-50, 2014.
SWANWICK, Ruth. Policy and Practice in Sign Bilingual Education: Development, Challenges and Directions, International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 13, n. 2, p. 147–158, 2010. http://dx.doi.org/10.1080/13670050903474069
WILKINSON, Erin; MORFORD, Jill P. How Bilingualism Contributes to Healthy Development in Deaf Children: A Public Health Perspective. Maternal and Child Health Journal, v. 24, p. 1330–1338, 2020. https://doi.org/10.1007/s10995-020-02976-6
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.