A aquisição da concordância de gênero entre N e ADJ por crianças brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44175

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Gênero gramatical, Concordância de gênero, NP, Psicolinguística.

Resumo

Este estudo investiga a identificação e o processamento da concordância de gênero no português brasileiro (PB) entre os elementos das categorias N e ADJ e se há diferenças no uso dessas pistas (se a vogal final do N ou a do ADJ) por crianças entre 3 e 5 anos de idade, adquirindo o PB. Pesquisas exploraram quais elementos do sintagma determinante servem como pistas morfofonológicas para crianças entre 18 e 42 meses de idade na identificação e na aquisição dos elementos que manifestem concordância (no NP e no NP), em línguas como o francês, o francês canadense, o PB, o espanhol e o tcheco (VAN HEUGTEN; CHRISTOPHE, 2015; VAN HEUGTEN; SHI, 2009; CORRÊA; NAME, 2003; LEW-WILLIAMS; FERNALD, 2007; SMÓLIK; BLÁHOVÁ, 2018). Outras investigaram as estratégias de atribuição de gênero a nomes desconhecidos por crianças entre 30 e 33 meses, no PB e no espanhol (CORRÊA; NAME, 2003; TREJO; ALVA, 2013). Os resultados apontam que as crianças privilegiam a informação da vogal final para atribuir gênero aos pseudonomes, sem diferença significativa, entre a condição masculina ou feminina; reconhecem o alto pareamento entre a vogal final de nomes e o gênero gramatical; e usam essa informação para atribuir gênero a novos nomes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olívia Fernandes Bogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

É doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na linha de pesquisa Linguagem, mente e cérebro. É pesquisadora no Laboratório de Acesso Sintático (ACESIN-Lab). É bolsista na modalidade Doutorado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Graduou-se em Letras (Português-Literaturas, Italiano-Literaturas, Inglês-Literaturas) também pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

Referências

ARIAS-TREJO, Natalia; ALVA, Elda Alicia. Early Spanish grammatical gender bootstrapping: Learning nouns through adjectives. Developmental Psychology, v. 49, n. 7, p. 1308-1314, jul. 2013. https://doi.org/10.1037/a0029621

BOGO, Olívia Fernandes. A identificação e o processamento da concordância de gênero entre elementos das categorias N e ADJ por crianças adquirindo o PB. 2020. 118 fls. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.

CORRÊA, Letícia Maria Sicuro; NAME, Maria Cristina Lobo. The processing of Determiner: Noun agreement and the identification of the gender of Nouns in the early acquisition of Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, v. 2, n. 1. p. 19-43, jun. 2003. https://doi.org/10.5334/jpl.34

LEW-WILLIAMS, Casey; FERNALD, Anne. Young children learning Spanish make rapid use of grammatical gender in spoken word recognition. Psychological Science, v. 18, n. 3, p. 193-198, mar. 2007. https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2007.01871.x

SAFFRAN, Jenny R.; ASLIN, Richard N.; NEWPORT, Elissa L. Statistical learning by 8-month-old infants. Science, v. 274, n. 5294. p. 1926-1928, dez. 1996. https://doi.org/10.1126/science.274.5294.1926

SHADY, Michele. Infants’ sensitivity to function morphemes. 1996. Dissertação – State University of New York, Buffalo, 1996.

SCHWINDT, Luiz Carlos. Exponência de gênero e classe temática em português brasileiro. D.E.L.T.A., v. 34, n. 2, p. 745-768, abr./jun. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-44509154975775546

VAN HEUGTEN, Marieke; SHI, Rushen. French‐learning toddlers use gender information on determiners during word recognition. Developmental Science. v. 12, n. 3, p. 419-425, mar. 2009. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2008.00788.x

VAN HEUGTEN, Marieke; CHRISTOPHE, Anne. Infants’ Acquisition of Grammatical Gender Dependencies. Infancy. v. 20, n. 6, p. 675-683, jun. 2015. https://doi.org/10.1111/infa.12094

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Fernandes Bogo, O. (2023). A aquisição da concordância de gênero entre N e ADJ por crianças brasileiras. Letrônica, 16(1), e44175. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44175

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES