Valoração e responsividade

Uma análise dialógica de discursos polêmicos

Palavras-chave: Análise Dialógica do Discurso, Valoração, Responsividade, Discursos polêmicos

Resumo

Este artigo tematiza o fenômeno da valoração e da responsividade motivadas por enunciados polêmicos no contexto político de 2017, sob a ótica da Análise Dialógica do Discurso - ADD. O objetivo geral foi analisar as relações dialógicas e valorativas de discursos polêmicos em torno de uma palestra publicada na plataforma on-line YouTube e dos comentários a ela proferidos. A investigação se justifica, uma vez que se torna importante refletir sobre a responsividade resultante de discursos que permeiam a seara nacional no cenário político brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa-interpretativa, recorrendo-se à análise de frames da palestra e de comentários/posts produzidos por internautas, avaliando-se as valorações e as responsividades produzidas. Após a análise, constatou-se que a valoração nos enunciados proferidos motiva a responsividade identificada na contrapalavra dos interactantes. A contribuição alcançada advém da reflexão acerca do processo de interação dialógica de diferentes sujeitos sociais.

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Biografia do Autor

Douglas Corrêa da Rosa, Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR), Salto do Lontra, PR, Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, PR, Brasil. Professor da Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR), em Salto do Lontra, PR, Brasil.

Alex Meneghete Vaz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR, Brasil.

Graduado em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário FAG, em Cascavel, PR, Brasil; mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, PR, Brasil. Professor da Rede Municipal de Ensino, em Assis Chateaubriand, PR, Brasil.

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Publicado
2021-12-31
Como Citar
Rosa, D. C. da, & Vaz, A. M. (2021). Valoração e responsividade: Uma análise dialógica de discursos polêmicos. Letrônica, 14(sup.), e42518. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42518