A metacognição em leitura e sua relação com proficiência leitora em L1 e L2

Um estudo experimental

  • Diane Blank Bencke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Alvorada, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3347-6617
  • Lilian Cristine Hubner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7876-2211
Palavras-chave: Metacognição, Compreensão leitora, Proficiência Leitora

Resumo

Uma das atividades cognitivas em que a metacognição se evidencia é na proficiência leitora, por meio do acesso à consciência metacognitiva de estratégias de leitura e do emprego de estratégias metacognitivas leitoras. O objetivo do estudo foi analisar: a) se existe uma relação entre a metacognição na leitura em L1 (português – P) e a proficiência em leitura em L1 (P) ou em L2 (inglês – I); e b) se há uso diverso de estratégias e maior consciência metacognitiva nos grupos com maior proficiência leitora em L1 e L2. Para tal, realizou-se um estudo empírico com 54 universitários, divididos em quatro grupos, de acordo com a proficiência leitora alta ou baixa, em inglês ou em português. Os participantes resolveram as seguintes tarefas: autorrelato de consciência metacognitiva de estratégias de leitura, adaptado de Mokhtari e Reichard (2002), Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory (MARSI), e instrumento de avaliação da compreensão leitora e do uso de estratégias com método de protocolo retrospectivo escrito. Observou-se correlação entre MARSI e categorias de estratégias com proficiência leitora em L1 e L2. A pesquisa pretende destacar a importância do papel da consciência metacognitiva nos processos leitores e, especialmente, do desenvolvimento da proficiência leitora em língua materna.

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Biografia do Autor

Diane Blank Bencke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Alvorada, RS, Brasil

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com bolsa Capes; professora da área de Linguagens no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em Alvorada, RS, Brasil.

Lilian Cristine Hubner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil; professora adjunta da Escola de Humanidades, Graduação e Pós-Graduação em Letras (Linguística) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; e pesquisadora do CNPq.

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Publicado
2020-10-08
Como Citar
Bencke, D. B., & Hubner, L. C. (2020). A metacognição em leitura e sua relação com proficiência leitora em L1 e L2: Um estudo experimental . Letrônica, 13(4), e38050. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.38050