A musicalidade como tema e como estrutura na lírica brasileira contemporânea

Concretizações na obra da poeta paranaense Helena Kolody

Palavras-chave: Helena Kolody, Lírica latino-americana, Literatura brasileira

Resumo

A lírica latino-americana em língua portuguesa oferece aos estudos literários do poema perspectivas frutíferas para sua análise. Essas vão desde as temáticas exploradas até as formas de composição poética. Buscamos, neste artigo, refletir sobre o fazer poético da escritora brasileira Helena Kolody (1912-2004) sob a perspectiva da musicalidade na sua obra lírica. Para isso, propomos a análise de dois poemas com o objetivo de demonstrar como essa característica, a musicalidade, pode ser entendida e apreciada nos seus poemas, seja como temática ou como elemento estruturador do discurso. Além disso, esperamos colaborar com o campo de estudos que busca resgatar as vozes femininas de poetas que ainda não pertencem ao cânone literário do continente e que deixaram uma importante contribuição para as Letras Latino-americanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Javier Lopez, Universidade de Vigo/EspanhaUniversidade Estadual do Oeste do Paraná/Brasil

Doutor em Estudos Literários pela Universidade de Vigo (UVIGO), na Espanha, em regime de cotutela com
a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel, PR, Brasil. Mestre em Teatro e Artes
Cênicas pela UVIGO/Espanha. Licenciado em Letras Português/Espanhol pela UNIOESTE, PR, Brasil; Licenciado em Artes Visuais e em Música pela Faculdade Anhanguera, em Cascavel, PR, Brasil; professor substituto de Língua Espanhola no Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), em Alta Floresta, MT, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” – na UNIOESTE, em Cascavel, PR, Brasil.panha em regime de cotutela com a Universidade Estadual do Oesto do Paraná/Brasil.  Mestre em Teatro e Artes Cênicas pela Uvigo-Espanha, Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Unioeste, Licenciado em Música pela Anhanguera, Licenciado em Artes Visuais pela Anhanguera.

Referências

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.

CRUZ, Antonio Donizeti. O universo imaginário e o fazer poético de Helena Kolody. Cascavel; Edunioeste, 2012.

GADAMER, Hans Georg. Arte y verdad de la palabra. Barcelona: Paidós, 1998.

KOLODY, Helena. Infinita Sinfonia. A. M. WOELLNER (Org.) Curitiba, PR: Edição do autor, 2011.

LÓPEZ CASTRO, Armando. Poetas españoles ante la música. León: Universidad de León, 2010.

SOURIAU, Ètienne. La correspondencia de las artes. México: Fondo de cultura económica, 1986.

VILARIÑO, Idea. La masa sonora del poema. Montevideo: Biblioteca Nacional, 2016.

ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina. In: Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs), 2 ed. Maringá: Eduem, 2005, p. 275-283.

Publicado
2021-05-05
Como Citar
Lopez, C. J. (2021). A musicalidade como tema e como estrutura na lírica brasileira contemporânea: Concretizações na obra da poeta paranaense Helena Kolody. Letrônica, 14(1), e37760. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.1.37760