O Momento Literário, de João Do Rio, e o espírito das polêmicas

Palavras-chave: Polêmicas, Inquéritos, João do Rio

Resumo

Traço estruturante do pensamento do final do século XIX e início do século XX, a polêmica, quer como gênero literário, quer como meio de propagação de ideias, quer ainda como modo de autoafirmação, foi uma prática constante entre a intelectualidade brasileira. No inquérito de João do Rio, O momento literário (1909), vários foram os escritores que se manifestaram acerca das polêmicas que, travadas na impressa, configuravam-se como estratégia de legitimação e ingresso no campo literário. O objetivo do artigo é recuperar o depoimento dos entrevistados no sentido de identificar a polêmica como expressão constitutiva da república das letras no Brasil, assim também a trajetória de polemistas de alguns letrados que responderam ao inquérito de João do Rio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Azevedo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Assis, SP

Professora adjunta do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Assis, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Polêmicas Intelectuais na América Latina entre os séculos XIX e XX: retórica, cultura e história.

Referências

MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. A vida vertiginosa de João do Rio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

RIO, João do. O momento literário. Organização, introdução e notas de Sílvia Maria Azevedo e Tania Regina de Luca. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2019.

Publicado
2020-04-08
Como Citar
Azevedo, S. M. (2020). O Momento Literário, de João Do Rio, e o espírito das polêmicas. Letrônica, 13(3), e37535. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.3.37535