Práticas de literacia da informação em tempos de infodemia semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37510

Palavras-chave:

Literacia da informação, Notícias falsas, Desordem informacional, Infodemia semiótica, Covid-19

Resumo

Em uma era em que a informação é disponibilizada essencialmente em meios digitais, em que a leitura ocorre sobretudo em plataformas virtuais e em que leitores e escritores encontram-se globalmente conectados, o presente artigo evoca o conceito de literacia da informação. Para tanto, apresentam-se os conceitos de alfabetização, letramento e literacia, propostos por Lemos (2002), Pinto (2008) e Soares (2010). Posteriormente, contextualiza-se o fenômeno da desordem informacional, que conduz a um estado de infodemia semiótica. O fenômeno é ilustrado a partir da análise de notícias relacionadas à eclosão, no Brasil, do novo coronavírus, causador da COVID-19, no mês de março de 2020. Aponta-se para a necessidade de promoção de iniciativas voltadas ao desenvol-vimento de competências que contribuam para a consolidação de práticas de literacia da informação, destinadas especialmente a professores e estudantes.

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Biografia do Autor

Gabriela Fernanda Cé Luft, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS. Brasil. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, em Porto Alegre, RS, Brasil

Filipe Xerxeneski da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Luft, G. F. C., & da Silveira, F. X. (2020). Práticas de literacia da informação em tempos de infodemia semiótica. Letrônica, 13(4), e37510. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37510