Minions nas telas e bolsominions na vida: uma análise bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.2.36198Palavras-chave:
Minions, Signo ideológico, DiálogoResumo
O estudo, embasado na filosofia bakhtiniana, tomada a partir da noção de linguagem como entendida por Paula (2017a, 2017b, 2017c, 2019a, 2019b) – de maneira tridimensional – verbivocovisual, tem como objetivo refletir acerca do sujeito em rede, denominado bolsominion, em páginas do Facebook. Para tanto, partimos de um corpus constituído por uma franquia de filmes intitulada Meu Malvado Favorito (2010, 2013, 2015 e 2017), que apresenta a ideia do que é ser minions, enquanto sujeito, para, então, podermos expandir essa concepção para o contexto político brasileiro a partir do termo “bolsominion”, num movimento dialético- dialógico que compreende o embate de forças entre valores opostos, sem solução. Entende-se o termo, de acordo com o uso, como um signo ideológico e percebe-se como um determinado conteúdo temático, que provém da arte, é elaborado de maneira estética e, posteriormente, volta-se para o solo social com uma nova significação, e adquire, como no caso deste estudo, uma crítica a um grupo específico, pois se aproveita de características presentes na franquia de filmes para estabelecer uma relação entre a vida e a arte – a constituição dos sujeitos minions paralela à constituição dos sujeitos bolsominions. O resultado demonstra que um discurso intolerante está associado a esse grupo (“bolsominion”), como uma de suas características de existência nas redes sociais e fora delas.
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