Didi-Huberman e a escrita: ensaiar o ver entre a imagem e o conceito

Autores

  • Tatiane França Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós- Graduação em Ciência da Literatura, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0001-6646-2206

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33501

Palavras-chave:

Didi-Huberman, Imagem-dialética, Ensaio, Testemunho, Memória, Partilha.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer uma leitura entre dois livros do filósofo e historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman. Cascas (2017), publicado em 2011 na língua original, traz uma narrativa em primeira pessoa de uma visita do autor aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau. O segundo livro, Essayer Voir (2014), ainda sem tradução para o português, configura um processo ensaístico escrito em uma linguagem técnica e impessoal, que toca contudo no mesmo tema do primeiro: as imagens e a herança de Auschwitz. O diálogo entre os dois livros procura mostrar como Didi-Huberman elabora e entra em defesa de seu conceito de imagem enquanto potência dialética e força histórica, desenvolvido a partir de sua leitura de obras como a de Walter Benjamin, Primo Levi e Aharon Appelfeld. Junto a isso, o artigo desenvolve as alternativas propostas pelo autor à seguinte pergunta: de que maneira podemos resistir à barbárie?

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Biografia do Autor

Tatiane França Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós- Graduação em Ciência da Literatura, Rio de Janeiro, RJ

Licenciada em Letras pela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista da CAPES. Está atualmente em período de mobilidade na Université Nice-Sophia Antipolis
(UNICE) em Nice. Integrante do grupo de Estudos Pensar a imagem, vinculado à Outrarte (UNICAMP).

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Rangel, T. F. (2019). Didi-Huberman e a escrita: ensaiar o ver entre a imagem e o conceito. Letrônica, 12(3), e33501. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33501