A fotografia como imagem-ficção em Alice in Wonderland, de Suzy Lee

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33357

Palavras-chave:

Fotografia, Imagem-Ficção, Montagem, Narrativa Pictórica, Suzy Lee

Resumo

O presente escrito visa refletir sobre a escolha da fotografia como elemento constitutivo e potencial da narrativa pictórica em Alice in Wonderland (2002), de Suzy Lee. Em seu primeiro livro-imagem, a book artist sul-coreana utiliza-se da linguagem visual fotográfica para estruturar e registrar jogos de revelação/falsificação em imagens que lampejam incessantes re-presentificações ao clássico da Literatura Infantil escrito por Lewis Carroll. Para refletirmos sobre esse processo de ficcionalização imagético, tomaremos as reflexões de Philippe Dubois (2016, 2017) sobre o conceito de imagem-ficção, vertente esta exponencial no campo da arte-fotografia contemporânea. E para nos auxiliar a pensar sobre o re-posicionamento sensível do olhar proposto por Suzy Lee em seu livro híbrido – entre o literário, plástico, fotográfico –, buscamos em Georges Didi-Huberman (2010, 2013, 2015, 2017) as compreensões de dupla distância e de montagem como limiares que irrompem diante do leitor, criança ou jovem, produzindo estranhamentos ao seu experienciar a aura da obra de arte.

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Biografia do Autor

Luis Carlos Girão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária, São Paulo, SP

Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP); doutorando em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP), com bolsa FAPESP (Proc. 2018/10575-4); membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Girão, L. C. (2019). A fotografia como imagem-ficção em Alice in Wonderland, de Suzy Lee. Letrônica, 12(3), e33357. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33357