Considerações acerca do Prefácio de Ducrot na obra O Intervalo Semântico, de Vogt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.28541

Palavras-chave:

Ser/não-ser, Enunciado, Argumentação, Intervalo semântico.

Resumo

O objetivo central deste estudo é analisar as conjecturas e teorizações de Oswald Ducrot em seu Prefácio à obra O Intervalo Semântico, de Carlos Vogt. O propósito inicial é reconstituir as inferências de Ducrot, que passam pelo diálogo Sofista, de Platão, as quais o autor emprega– sobretudo no que ele revela acerca do gênero outro – na elucidação do intervalo semântico de que fala Vogt. Por fim, propõe-se levantar uma questão (e, ao mesmo tempo, a pertinência dessa questão) sobre a natureza do enunciado, de seu valor argumentativo, segundo Ducrot, sobretudo em relação à suposta semelhança que guarda com a natureza discursiva própria dos sofistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Henrique Machado, Colégio Mauá- Santa Cruz do Sul

Mestrando em Letras – área de concentração Leitura: estudos linguísticos, literários e midiáticos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista PROSUC/CAPES/Taxa.

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutora em Letras – área de concentração Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Atua como professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BURNET, John. A aurora da filosofia grega. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2006.

DUCROT, Oswald. Prefácio. In: VOGT, Carlos. O Intervalo Semântico (contribuição para uma Teoria Semântica Argumentativa). São Paulo: Ateliê Editorial/Campinas: Editora da Unicamp, 2009. p. 9-19.

PLATÃO. Diálogos – Sofista. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os pensadores).

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: filosofia pagã antiga. Trad. Ivo Storniolo. Paulo: Paulus, 2003.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1969.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Machado, S. H., & Lebler, C. D. C. (2018). Considerações acerca do Prefácio de Ducrot na obra O Intervalo Semântico, de Vogt. Letrônica, 11(2), 155–168. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.28541