A figuração da violência na narrativa brasileira contemporânea: “Socorrinho”, de Marcelino Freire

Autores

  • Vanderleia da Silva Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
  • Fatima Aparecida Mantovani da Silva SEED/PR - CAPES/PROFLETRAS-UENP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24543

Palavras-chave:

Violência, Narrativa contemporânea, Marcelino Freire.

Resumo

Análise do conto “Socorrinho”, presente na obra Angu de sangue (2005), do escritor Marcelino Freire, com objetivo de demonstrar o modo pelo qual a temática da violência, discutida por Michaud (1989) – no caso específico do conto, trata-se do sequestro e estupro de uma menina - é abordada pelo autor, de acordo com as proposições de Schøllhammer (2000, 2009), Resende (2008), Pereira (2011), Brandileone (2013) e Oliveira (2013) em torno da narrativa brasileira contemporânea. Tal temática é observada pela análise do foco narrativo e do tempo, privilegiando, desse modo, a forma e o conteúdo, elementos indissociáveis da obra literária, conforme defendem Candido (1995) e Jouve (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderleia da Silva Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Doutora em Estudos Literários, líder do GP CRELIT, vinculada à UENP, Centro de Letras, Comunicação e Artes e ao ProfLetras-Uenp, docente do Programa de Pós-graduação em Letras da UEL. Organizou, com Ana Paula Franco Nobile Brandileone, a coletânea intitulada Desafios Contemporâneos: a escrita do agora, pela Annablume, em 2013.

Fatima Aparecida Mantovani da Silva, SEED/PR - CAPES/PROFLETRAS-UENP

Pós-graduanda no PROFLETRAS, UENP-CCP, Bolsista da CAPES, docente da SEED/PR.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud et al. São Paulo: Hucitec, 2006.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile. Literatura brasileira contemporânea: caminhos diversos. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva (Org.). Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: Annablume, 2013.

______; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. A narrativa brasileira no século XXI: Ferréz e a escrita do testemunho, Navegações, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 23-30, jan.-jun. 2014. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/14250>. Acesso em: 30 maio 2016.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a vida social. In: Literatura e sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000.

______. A nova narrativa. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

______. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DUARTE, Lia Cupertino. Lobato humorista: a construção do humor nas obras infantis de Monteiro Lobato. São Paulo: Unesp, 2006.

FERNANDES, Giséle Manganelli. O Pós-Modernismo. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana(Orgs). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EDUEM, 2009.

FERNANDES, Rinaldo de. O conto brasileiro do século 21. Rascunho, Curitiba, n. 121, p.11-15, maio 2010. Disponível em: <http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2011/12/Book_121.pdf>. Acesso em: 24 Maio 2016.

FRANCO, Adenize. Sangue derramado. Rascunho. Curitiba, n. 140, dez. 2011. Disponível em: <http://rascunho.com.br/sangue-derramado/>. Acesso em: 30 maio 2016.

FRANCO JUNIOR, Arnaldo. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EDUEM, 2009.

FREIRE, Marcelino. Socorrinho. In: Angu de Sangue. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

FREIRE, Marcelino. Ossos do Ofídio. 2016. Disponível em: < https://marcelinofreire.wordpress.com/marcelino-freire/>. Acesso em: 15 abr. 2016.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002.

______. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

LYRA, Pedro. Apresentação. In: ______. (Org.). A violência na literatura. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1980.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989.

OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. A representação da violência na narrativa brasileira contemporânea. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva (Org.). Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: Annablume, 2013.

PEREIRA, Helena Bonito; LOPONDO, Lílian. Introdução. In: PEREIRA, Helena Bonito (Org.). Novas leituras da ficção brasileira no século XXI. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011.

PEREIRA, Márcia Moreira. Marcelino freire: um escritor da metrópole caótica. Revista Literatura. Ed. 53, 2014. Disponível em: http://literatura.uol.com.br/literatura/figuraslinguagem/53/sumario.asp. Acesso em: 12 mar. 2016.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: Expressões da Literatura Brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Fundação Biblioteca Nacional, 2008.

ROSA, Guimarães. Fita verde no cabelo. Disponível em: <https://mariacarolinatorres.wordpress.com/2011/02/18/fita-verde-no-cabelo-joao-guimaraes-rosa/>. Acesso em: 28 maio 2016.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Os cenários da violência na literatura brasileira. In:

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder et al. (Org.). Linguagens da violência. Rio de Janeiro:

Rocco, 2000. p. 237-59.

VERÍSSIMO, Érico. Solo de clarineta. São Paulo: Companhia das Letras, 1978.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Oliveira, V. da S., & da Silva, F. A. M. (2017). A figuração da violência na narrativa brasileira contemporânea: “Socorrinho”, de Marcelino Freire. Letrônica, 10(1), 395–407. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24543