A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas na fala de maceioenses

Autores

  • Fernando Augusto de Lima Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Priscila Rufino da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Aldir Santos de Paula Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Teoria da Variação Linguística, Futuro do Pretérito, Pretérito Imperfeito do Indicativo

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a variação entre o futuro do pretérito (FP) e o pretérito imperfeito do indicativo (PII) na oração principal em contextos hipotéticos na fala de maceioenses. A alternância entre os tempos verbais (FP) e (PII) se torna possível pelo fato de esses verbos compartilharem a possibilidade de manifestar traços de aspecto inconcluso. O que nos intriga é (são) o (s) motivo (s) que leva (m) o falante a optar por uma ou outra forma. Partimos da hipótese de que o (PII) suplanta o (FP) na oração principal em contextos hipotéticos, na língua falada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto de Lima Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras (Português-Espanhol); Mestre em Linguística - UFAL (2010) e Doutorando em Linguística - UFAL (desde 2012). Professor substituto da Universidade Estadual de Alagoas.

Priscila Rufino da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2008), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Atualmente é aluna no doutorado em Linguística (PPGLL/UFAL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, hipercorreção, sociolinguística. Participou do Grupo PET/Letras/Ufal.

Aldir Santos de Paula, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras pela UNICAP (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e membro do conselho editorial de Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) e Liames (UNICAMP) . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, língua portuguesa, educação indígena, línguas pano e sociolinguística.

Downloads

Publicado

2013-10-14

Como Citar

Oliveira, F. A. de L., Silva, P. R. da, & Paula, A. S. de. (2013). A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas na fala de maceioenses. Letrônica, 6(1), 248–268. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/13415