Redução e apagamento de vogais átonas finais na fala de crianças e adultos de Florianópolis: uma análise acústica

Autores

  • Eva Christina Orzechowski Dias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Izabel Christine Seara Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Fala Infantil, falar florianopolitano, redução vocálica, vogais átonas finais.

Resumo

Este trabalho analisou os fenômenos de redução e apagamento vocálico no falar florianopolitano, a partir de dados de um adulto e de duas crianças com idade de seis anos. O objetivo foi verificar se as crianças produzem esse fenômeno encontrado em dados de falantes florianopolitanos. Para isso, foi observado o efeito da tonicidade e da idade sobre os valores de duração absoluta e relativa e frequências formânticas normalizadas (F1 e F2) das vogais tônicas ([i, , u]) e átonas finais ([ɪ, ɐ, ʊ]). Os resultados mostraram que as vogais átonas finais apresentam menor duração e redução do espaço acústico, para ambos os grupos. A idade influenciou somente a duração absoluta, o que foi associado às diferenças de taxas de elocução dos grupos. Os casos de apagamento vocálico foram interpretados como gradientes fônicos. O estudo pretendeu contribuir para estudos sobre a fala infantil e para a caracterização desta variedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Christina Orzechowski Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Letras - Língua espanhola e Literaturas (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre e, atualmente, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, na área de Teoria e Análise Linguística, com foco em Fonética e Fonologia. Possui experiência em docência de espanhol e português como língua estrangeira e em educação à distância, atuando como tutora nos cursos de Letras/Português e de Letras/Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSC)

Izabel Christine Seara, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professora Adjunto IV da UFSC, atuando na Graduação em Letras – Português e no Programa de Pós Graduação em Linguística na área: Teoria e Análise Linguística (Linha de Pesquisa: A fala do ponto de vista perceptual-acústico-articulatório e os modelos fonológicos). Tem Pós-Doutorado pela Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, realizado no Laboratoire de Phonétique et Phonologie (LPP).

Downloads

Publicado

2013-10-14

Como Citar

Dias, E. C. O., & Seara, I. C. (2013). Redução e apagamento de vogais átonas finais na fala de crianças e adultos de Florianópolis: uma análise acústica. Letrônica, 6(1), 71–93. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/13329