OS DOIS SENTIDOS DO PROBLEMA DA VONTADE NO SEGUNDO WITTGENSTEIN

Autores

  • Eduardo Gomes de Siqueira (UFS) Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo tem a intenção de apresentar programaticamente duas coisas: a) o modo de presença do problema da vontade no horizonte das Investigações Filosóficas em seus dois sentidos fundamentais, enquanto pseudoproblema filosófico e enquanto autêntico problema gramatical; e b) indicar a perspectiva geral pela qual o delineamento mais preciso de uma Gramática do Querer em Wittgenstein pode ser obtido. PALAVRAS-CHAVE: Wittgenstein. Gramática da psicologia. Vontade gramatical. Terapia gramatical do eu. Pragmática filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes de Siqueira (UFS), Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe

Bacharel e Mestre em Filosofia (Fenomenologia) pela UFRJ (1996); Doutor em Filosofia da Linguagem pela Unicamp (2004); professor do DFL/UFS desde 1996, membro dos grupos de pesquisa em Conhecimento e Ciência (GE2C), em Filosofia da Religião (GPCR) e em Filosofia e Literatura (GeFeLit), com ênfase na abordagem wittgensteiniana terapêutico-gramatical de problemas conceituais.

Downloads

Publicado

2009-06-20

Como Citar

de Siqueira (UFS), E. G. (2009). OS DOIS SENTIDOS DO PROBLEMA DA VONTADE NO SEGUNDO WITTGENSTEIN. Intuitio, 2(1), 3–22. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/intuitio/article/view/5060

Edição

Seção

Autor Convidado