A boa vida e os seus componentes
Há espaço para o que não pode ser controlado? Relacionando eudaimonia e tykhe
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2021.2.40058Palavras-chave:
Ética, Filosofia-grega, EudaimoniaResumo
A eudaimonia é descrita por Aristóteles como um bem-viver (eu zen) constituído pelas atividades virtuosas das nossas potencialidades como animais que possuem razão e que seguem a razão. Somos, portanto, animais e racionais, e uma vida desse tipo precisa levar em conta esses dois aspectos da nossa natureza. Ao defendermos uma concepção aristotélica de boa vida, que leva em consideração tanto a racionalidade enquanto traço característico dos seres humanos como também a sua incontestável natureza animal, precisamos pensar na relação dessa boa vida com a tykhe. É possível acomodar satisfatoriamente a fortuna em uma vida que é dita como autossuficiente e instruída pel razão, mas que sofre as influências do mundo e da natureza? No presente texto, pretendo expor como Aristóteles buscou resolver esse aparente problema ao tentar compatibilizar o bem-viver com os acontecimentos do mundo que não dependem de nós para se realizarem.
Downloads
Referências
ACKRILL, J. Sobre a eudaimonia em Aristóteles. In: ZINGANO, M. Sobre a Ética Nicomaquéia de Aristóteles: textos selecionados. São Paulo: Odysseus, 2010. p. 403-125.
ARISTÓTELES. Categorias. In: BARNES, J. (ed.). The Complete Works of Aristotle. Tradução de James Ackrill. New Jersey: Princeton University Press, 1995. v. II.
ARISTÓTELES. Eudemian Ethics. In: BARNES, J. (ed.). The Complete Works of Aristotle Tradução de Joseph Solomon. New Jersey: Princeton University Press, 1995. v. II.
ARISTÓTELES. Nicomachean Ethica. Tradução de D. Ross. London: Oxford University Press, 1998.
ARISTÓTELES. Magna Moralia. In: BARNES, J. (ed.). The Complete Works of Aristotle. Tradução de St. G. Stock. New Jersey: Princeton University Press, 1995. v. I.
ATHANASSOULIS, N. Morality, Moral Luck and Responsibility. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
BROADIE, S. Ethics with Aristotle. New York: Oxford University Press, 1991.
BURNYEAT, M. F. Aprender a ser bom segundo Aristóteles. In: ZINGANO, M. Sobre a Ética Nicomaquéia de Aristóteles: textos selecionados. São Paulo: Odysseus, 2010. p. 155-182.
BYWATER, L. (ed.). Aristóteles: Ethica Nicomachea. Oxford: Clarendon Press, 1894.
COOPER, J. M. Reason and human good in Aristotle. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 1986.
COOPER, J. M. Contemplation and happiness: a reconsideration. In: COOPER, J. M. Reason and 138 Emotion Essays on Ancient Moral Psychology and Ethical Theory. Princeton: Princeton University Press, 1999. p. 212-236.
HARDIE, W. F. R. O bem final na ética de Aristóteles. In: ZINGANO, M. Sobre a Ética Nicomaquéia de Aristóteles: textos selecionados. São Paulo: Odysseus, 2010. p. 42-64.
HEINAMAN, R. Eudaimonia and self-sufficiency in the Nicomachean Ethics. Phronesis, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 31- 53, jan. 1988.,
HEINAMAN, R. Aristotle’s Ethical Theory. Oxford: Clarendon Press. 1980.
KENNY, A. Aristotle on the perfect life. Oxford: Oxford University Press, 1992.
KRAUT, R. Aristotle on the human good. Princeton: Princeton University Press, 1989.
NUSSBAUM M. The Fragility of Goodness. Cambridge. MA. 1986.
NAGEL, T. Aristotle on Eudaimonia, Phronesis, [S. l.], v. 17, N 3, p. 252-259, 1972.
ZINGANO, M. Comentários. In: ARISTÓTELES. Ethica Nicomachea I 13 – III 8: Tratado da Virtude Moral. Tradução de Marco Zingano. São Paulo: Odysseus Editora, 2008.
WAGNER, R. T. A Definição de Virtude Moral na Ética Nicomaquéia de Aristóteles. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em filosofia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Porto Alegre, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Intuitio
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.