Aceleração e constituição das subjetividades

Palavras-chave: Aceleração, Subjetividade, Ressonância, Responsabilidade

Resumo

O presente trabalho pretende discutir o fenômeno da aceleração no mundo contemporâneo a partir do pensamento de Hartmut Rosa, analisando os impactos da aceleração na constituição das subjetividades. Para tanto, partiremos de uma concepção de subjetividade estruturada a partir do pensamento de Emmanuel Levinas, refletindo como um mundo acelerado influencia na relação que estabelecemos com o outro e com o mundo e como isso impacta na própria constituição do eu. Ao longo do texto procuraremos, mesmo que de maneira mais geral, estabelecer uma relação entre conceito de ressonância proposto por Rosa e a ideia levinasiana de responsabilidade pelo outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovan Longo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutorando em filosofia na PUCRS; professor de filosofia nos colégios Marista Assunção e Marista Rosário, em Porto Alegre.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos. Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005

DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há um mundo por vir?: ensaios sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie: Instituto Socioambiental, 2014.

LEVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia. Tradução de Antonio Pintor Ramos. Salamanca: Sígueme, 2011.

LONGO, Giovan. A anterioridade da responsabilidade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.

ROSA, Hartmut. Aceleração: A transformação das estruturas temporais da Modernidade. Tradução de Rafael H. Silveira. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade Excitada: filosofia da sensação. Campinas: Ed. Unicamp, 2010.

Publicado
2021-11-17
Como Citar
Longo, G. (2021). Aceleração e constituição das subjetividades. Intuitio, 14(1), e39420. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/intuitio/article/view/39420
Seção
Artigos