Retorno à ética das virtudes segundo Alasdair Macintyre

Palavras-chave: Tradição, Ética, Virtude, Pesquisa racional, Sujeito

Resumo

Para Alasdair MacIntyre, a solução para uma crise ética que a sociedade atual vem vivendo deu-se quando a ética das virtudes fora abandonada. MacIntyre apresenta uma retomada da concepção de uma ética que pressupõe a prática de atos virtuosos, o meio termo de Aristóteles, para que alguém possa se tornar uma pessoa melhor. Neste artigo veremos a compreensão da ética das virtudes de Alasdair MacIntyre e, nela, a solução que o filósofo apresenta para a crise ética contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacson Alexssandro Guerra, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil.

Mestrando em filosofia na linha de pesquisa ética e filosofia política da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, SC, Brasil; licenciatura em filosofia e bacharelado em teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), em Goiânia, GO, Brasil; gestão e docência no ensino superior pela Faculdade Paraiso do Norte (FAPAN).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Castro Caeiro. São Paulo: Atlas, 2009.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: UNB,1985.

CARDOSO, Flora Rocha. A teoria das virtudes de Alasdair MacIntyre. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2010.

CARVALHO, Helder Buenos Aires de. A contemporaneidade de Aristóteles na filosofia moral de Alasdair MacIntyre. Síntese – Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 28, n. 90, p. 37-66, 2001.

CARVALHO, Helder Buenos Aires de. Hermenêutica e filosofia moral em Alasdair MacIntyre. Curitiba, PR: CRV, 2013.

CARVALHO, Helder Buenos Aires de. Tradição e racionalidade na filosofia de Alasdair MacIntyre. São Paulo: Unimarco,1999.

FONTENELE, Thaline Luize Ribeiro. Os pressupostos de uma ética das virtudes na filosofia de Alasdair MacIntyre: práticas, narrativa de vida e tradição. 2012. Dissertação de (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

GONÇALVEZ, Isabel Cristina Rocha Hipólito. O lugar da virtude e do sujeito moral na filosofia de Alasdair MacIntyre. 2012. Dissertação de (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal do Piauí, 2012.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. Tradução. Jussara Simões. e Rrevisão técnica de Helder Buenos Aires de Carvalho. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

MACINTYRE, Alasdair. Justiça de Quem? Qual Racionalidade? Tradução de Marcelo Pimenta Marques. São Paulo: Loyola, 2010.

MOTA, Francisco Sassetti da. Da catástrofe às virtudes: a crítica de Alasdair MacIntyre ao liberalismo Emotivista. Parede, Portugal: Principia, 2012.

RIBEIRO, Elton Vitoriano. Reconhecimento ético e virtudes. São Paulo: Loyola, 2012. (Coleção Estudos Vazianos).

SANGALI, Idalgo J.; STEFANI, Jaqueline. Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica. Conjectura: filosofia e educação. Caxias do Sul: Educs, 2012.

SANTOS, Lorena Maria de Moura. Comunidade e moralidade na filosofia de Alasdair MacIntyre. 2021. Dissertação (Mestrado em Ética e Epistemologia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, 2012.

SILVEIRA, Denis Coitinho. Os sentidos da justiça em Aristóteles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

VIEIRA, Daniela Arantes. Alasdair MacIntyre e a crítica da modernidade: uma contribuição para o debate liberais versus comunitários. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 2002.

Publicado
2021-12-31
Como Citar
Guerra, J. A. (2021). Retorno à ética das virtudes segundo Alasdair Macintyre . Intuitio, 14(2), e38876. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2021.2.38876
Seção
Artigos