Moral e alienação

Uma aproximação entre o jovem Hegel e Nietzsche

Palavras-chave: Hegel, Nietzsche, Moral, Alienação

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar ao leitor uma aproximação entre a moral e a alienação a partir de um diálogo entre o jovem Hegel e Nietzsche. O objetivo geral do artigo é demonstrar - para além das divergências filosóficas - que o Hegel da juventude e Nietzsche possuem um cerne crítico comum  no trato da moral. Como objetivo específico, o artigo pretende demonstrar que este cerne crítico da moral passa, primordialmente, pela crítica religiosa e, em especial pelo fenômeno da alienação. Na intenção de atingir os objetivos aqui traçados, tomaremos por base, inicialmente, a alienação como manifestada por Hegel nos seus escritos teológicos de juventude, em especial nas obras O positivismo da religião cristã e O espírito do cristianismo e seu destino. Importante será, na seqüência do trabalho, a crítica religiosa feita por Nietzsche na Genealogia da moral, já que possibilitará uma análise conjunta das duas filosofias e nos levará a um desfecho final do trabalho onde, como conclusão, pretenderá se demonstrar que os efeitos da alienação no jovem Hegel possuem claras semelhanças para com os efeitos da moral em Nietzsche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Biavati Zandoná,   Universidade do Vale do Rio Sino (Unisinos), São Leopoldo, Rio grande do Sul, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor no PPG de Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

FEILER, A. F. Hegel e Nietzsche: a ética cristã concebida pelo amor e o destino. São Leopoldo: 1.ed. UNISINOS, 2015.

HEGEL, F. Early theological writings. Tradução para o inglês de T.M. Knox. Nova Iorque, Harper & Brothers, 1961.

KRONER, R. Introdução. In: HEGEL, F. Early theological writings. Tradução de T. M. Knox. Nova Iorque, Harper & Brothers, 1961.

LUKÁCS, G. O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo, Boitempo, 2018.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Tradução de Inês A. Lohbauer, São Paulo: Martin Claret, 2017.

HOULGATE, S. Hegel, Nietzsche and the criticism of metaphysics. 1ª Ed. Nova Iorque. Cambridge University Press, 1986,

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Biavati Zandoná, F. (2020). Moral e alienação: Uma aproximação entre o jovem Hegel e Nietzsche. Intuitio, 13(2), e37034. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2020.2.37034
Seção
Artigos