A interioridade no Livro X das Confissões

Palavras-chave: Memória. Espírito. Interioridade. Felicidade.

Resumo

O presente artigo analisa o livro X das Confissões sob o viés da interioridade. Esse livro aborda de que maneira a memória se relaciona com a possível busca por Deus. Destaca-se que a possibilidade de procurar algo se deve a de alguma maneira estar guardado em nosso espírito tal memória. Porém, para encontrar Deus não basta a reminiscência, mas que o indivíduo busque através da razão em seu interior encontrá-Lo. Como a felicidade é algo que todos procuram, mesmo que muitas vezes as coisas do mundo pareçam ser a realização da felicidade, Agostinho aborda as concupiscências de maneira a revelar que a verdadeira felicidade só se encontra em Deus, e que se deve evitar os exageros nas paixões pois afastam de Deus. Percebe-se que o ser humano é dividido entre a natureza e o infinito e por isso procura-se mostrar que a investigação efetuada por Agostinho oferece o relato de alguém que se empenhou numa busca interna que não é somente por Deus, mas que também se revela como uma busca que leva ao conhecimento de si e ao desenvolvimento de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Águeda Vieira Martinelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Lilian Alencar da Silva, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal.

Mestranda de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Lisboa, Portugal.

Referências

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, Patrística, p. 163-194.

FREDRIKSEN, Paula. Augustine on God and Memory. p. 131-138. In.: http://www.bu.edu/religion/files/pdf/Augustine-on-God-and-Memory.pdf.

MENDELSON, Michael. "Saint Augustine". The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2018 Edition), Edward N. Zalta (ed.), In.: https://plato.stanford.edu/archives/win2018/entries/augustine/.

SANTOS, Renato Rodrigues dos. A interioridade e a busca da felicidade nas Confissões de Agostinho. Primeiros Escritos: São Paulo, n. 8, 2017, p. 133-161.

SCHERER, Fabio Cesar. Memória e interioridade nas Confissões. Controvérsia, v.2, n.2, p. 34-42. In.: http://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/7067/3919.

Publicado
2021-09-02
Como Citar
Martinelli, Águeda V., & Silva, L. A. da . (2021). A interioridade no Livro X das Confissões. Intuitio, 14(1), e36875. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2021.1.36875
Seção
Artigos