A vida real de Walter Mitty

Palavras-chave: A vida secreta de Walter Mitty, Bem Stiller, Robert Mussil, senso de possibilidade, senso de realidade.

Resumo

O presente ensaio apresenta o filme A vida secreta de Walter Mitty, dirigido por Ben Stiller e baseado em conto escrito por James Thurber na década de 1930, sob a perspectiva das noções de senso de realidade e de possibilidade, ambas apresentadas por Robert Musil em seu romance O homem sem qualidades. Demonstramos, ao lançar luzes sobre as diferentes vivências possíveis no intervalo, que há o potencial e o efetivado nas ações do protagonista, uma abundância de ilustrações de liberdade, rupturas com as limitações da vida pequeno-burguesa e de uma possível descoberta de si que surge na não hierarquização valorativa entre o existente e o possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira de Menezes, Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), Curitiba, PR
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, Curitiba, PR, Brasil), professor no Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade, Curitiba, PR.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, com introduções e notas. 2a Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BLANCHOT, Maurice. O Livro por Vir. Traduzido por Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHESTERTON, Gilbert Keith. Ortodoxia. Traduzido por Almiro Pisetta. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

HESSE, Hermann. Para ler e pensar – Pensamentos extraídos de seus livros e cartas. Traduzido por Bélchior Cornelio da Silva. Rio de Janeiro: Editora Record, 1971.

MUSIL, Robert. O homem sem qualidades. Traduzido por Lya Luft e Carlos Abbenseth. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2015. pp.14/15.

PUCHEU, Alberto. O senso de possibilidade. Artigo in Revista Omarrare, XIII edição. Rio De Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2010. Edição online consultada em 11 de abril de 2017 no endereço http://www.omarrare.uerj.br/numero13/pucheu.html

Publicado
2020-06-10
Como Citar
de Menezes, R. P. (2020). A vida real de Walter Mitty. Intuitio, 13(1), e27153. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2020.1.27153
Seção
Varia