Nicanor Parra
poesia de praça pública & protesto social
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.38850Palavras-chave:
Nicanor Parra, literatura latino-americana, antipoesia, história públicaResumo
O pensamento e obra de Nicanor Parra podem ser lidos como uma incisiva expressão do pensamento crítico latino-americano: crítica da eficácia dos grandes projetos e narrativas da modernidade. Representam também uma tentativa de vitalizar e subverter os meios e modos do debate público sobre a política, a história, a arte e a vida através da expressão poética, mesmo que esta tenha de se tornar antipoética. Utilizando vários suportes documentais (produção literária, discursos, entrevistas e testemunhos), este artigo pretende explorar os caminhos e papéis assumidos pela antipoesia nas arenas culturais (chilenas e latino-americanas) e relacionar a obra de Nicanor Parra com certos meios catalisadores de demandas políticas e sociais do tempo presente.
Downloads
Referências
AGUIRRE ROJAS, Carlos. Antimanual del mal historiador: o cómo hacer una buena historia crítica. México: La Vasija, 2002.
AGURTO, Jorge. Somos los de abajo, que vamos por los de arriba. SERVINDI – Comunicación intercultural para un mundo más humano y diverso. 2019. Disponível em: https://www.servindi.org/actualidadopinion/26/10/2019/somos-los-de-abajo-que-vamos-por-los-de-arriba. Acesso em: 20 abr. 2020.
ALEGRÍA, Fernando. Antiliteratura. In: MORENO, César Fernández (Coord.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ALPÍZAR, Javier Hernández. El largo y difícil camino del yo al nosotros. In: ______. El pensamiento crítico frente a la Hidra Capitalista. Chiapas: Cideci, 2015, p. 227-240.
BAROSSI, Joana; PIQUET, Cide (Orgs.). Só para maiores de cem anos: antologia (anti)poética. São Paulo: Editora 34, 2018.
BINNS, Niall. Introducción. In: ______. Obras completas & algo +: De “Gato en el caminho” a “Artefactos” (1935- 1972). Vol. I. Santiago de Chile: Círculo de Lectores, 2011.
BLOOM, Harold. Prefacio. In: PARRA, Nicanor. Obras completas & algo +: De “Gato en el caminho” a “Artefactos” (1935-1972). Vol. I. Santiago de Chile: Círculo de Lectores, 2011.
BOLAÑO, Roberto. Ocho segundos de Nicanor Parra. In: Entre parentesis. Barcelona: Anagrama, 2004.
CAMPOS, Augusto. Poesia, antipoesia, antropofagia & cia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
CARRASCO, Iván. Nicanor Parra: documentos y ensayos antipoéticos. Santiago de Chile: Editorial USACH, 2007.
CARRIÓN, Jorge. La revuelta permanente de Nicanor Parra. The New York Times. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/es/2018/01/23/espanol/cultura/la-revuelta-permanente-de-nicanor-parra.html. Acesso em: 17 abr. 2020.
CAYUQUEO, Pedro. Parra, un mapuche por naturaleza. La Tercera. 2018(a). Disponível em: https://www.latercera.com/voces/parra-mapuche-naturaleza/. Acesso em: 27 abr. 2020.
CAYUQUEO, Pedro. Nicanor Parra comprendió la profundidad del pensamiento mapuche”. El Ciudadano. 2018(b). Disponível em: https://www.elciudadano.com/chile/pedro-cayuqueo-nicanor-parra-comprendio-la-profundidad-del-pensamiento-mapuche/01/25/. Acesso em 27 abr. 2020.
CONTRAHISTORIAS. Dossier: Pensamiento crítico. México: Jiménez Servicios Editoriales, 2015.
DÍAZ, Erwin (Org.). Poesía chilena de hoy: de Parra a nuestros días. Santiago: Metales Pesados, 2012.
HUIDOBRO, Vicente. Altazor & Temblor de cielo. Madri: Catedra, 2011.
IBÁÑEZ LANGLOIS, José Miguel. Para ler a Parra. Santiago de Chile: El Mercurio, 2015.
KOPENAWA, Davi; BRUCE, Albert. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LOPES, João Gabriel Mostazo. Poesia para depois do fim do mundo: Nicanor Parra, a ditadura militar e a antipoesia do apocalipse. Literatura e Sociedade. n. 29, p. 122-140, 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/11272. Acesso em: 29 abr. 2020.
MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo, BORGES, Viviane Trindade. (Orgs.) Que história pública queremos? São Paulo: Editora Letra e Voz, 2018.
MENARES, Felipe. Economía mapuche de subsitencia: la receta de Nicanor Parra para supervivencia del planeta. El Ciudadano. 2018. Disponível em: https://www.elciudadano.com/chile/economia-mapuche-subsistencia-la-receta-nicanor-parra-la-supervivencia-del-planeta/01/23/. Acesso em: 27 abr. 2020.
PARRA, Nicanor. Obras completas & algo +: De “Gato en el caminho” a “Artefactos” (1935–1972). Vol. I. Santiago de Chile: Círculo de Lectores, 2011.
Obras completas & algo +: De “News from nowhere” a “Discursos de sobremesa”. Vol. II. Santiago de Chile: Círculo de Lectores, 2012.
RESZLER, André. La estética anarquista. México: FCE, 1974.
ROSA, Luis Othoniel. Comienzos para una estética anarquista: Borges con Macedonio. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Propio, 2016.
SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a história pública. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo; SANTHIAGO, Ricardo. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 23-35.
SCHOPF, Federico. Prólogo: genealogia y actualidad de la antipoesía: un balance provisorio. In: Obras completas & algo +: De “Gato en el caminho” a “Artefactos” (1935-1972). Vol. I. Santiago de Chile: Círculo de Lectores, 2011.
VARGAS, Sebastião. História, historiografia e historiadores mapuche: colonialismo e anticolonialismo em Wallmapu. História Unisinos. n. 21, p. 323-336, 2017.
VARGAS, Sebastião; CAVALCANTE, Bárbara. Autoidentificação anarquista na literatura latino-americana do século XX. Actas del II Congreso Internacional de investigadorxs sobre anarquismo(s). Montevideo: CeDInCI, 2019, p. 988-1009.
VINCENT, Andrew. Ideologias políticas modernas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Prefácio: o recado da mata. In: KOPENAWA, Davi; BRUCE, Albert. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sebastião Vargas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.