Excessos, exceção e ordem: entraves para a construção democrática pós-transição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.3.33366

Palavras-chave:

Violência. Transição. Discursos.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir, por meio da análise de fontes, como o discurso militar, em dois diferentes momentos, manteve dentre suas características uma articulação entre as noções de excessos, exceção e ordem. Em defesa de uma concepção vaga, mas ativa de ordem, eles se engajaram em processos repressivos que organizaram parcelas do aparelho do Estado para o uso sistemático da violência. Esses processos aparecem no discurso ora como excessos cometidos na ponta do sistema, ora como exceções legítimas ao arcabouço legal, uma vez que a defesa da ordem por vezes exige o emprego de expedientes não previstos legalmente, em particular quando a situação é análoga à uma guerra. Os discursos que permitem perceber essa articulação foram buscados nas discussões em torno das forças armadas do Estado na constituinte de 1987-1988 e, mais adiante, nos depoimentos prestados à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Transição e justiça transicional aparecem aqui interpeladas pelas narrativas que justificam, em um momento como no outro, o emprego continuado da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rolo Benetti, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisador com bolsa de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Foi analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade (CNV), pesquisador do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) e coordenador nacional de busca e identificação de desaparecidos políticos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).

Referências

ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE. Atas da Subcomissão IV-B, 1987. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1987.

AB’SÁBER, Tales. Ordem e violência no Brasil. In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

ADORNO, Sergio. Direitos Humanos. In: OLIVEN, Ruben George et al. A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores; Anpocs, 2008. p. 191-224.

AGAMBEN, Giorgio; BURIGO, Henrique. Homo sacer, o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

ANSALDI, Waldo; GIORDANO, Verónica (coord.). América Latina: Tiempos de Violencias. Buenos Aires: Ariel, 2014. 368 p.

BATISTA, Vera Malaguti. Direitos (e) Humanos no Brasil Contemporâneo. Jura Gentium, [s. l.], v. 1, 2008.

BATISTA, Vera Malaguti. Introdução crítica à criminologia brasileira. Rio de janeiro: Revan, 2011. p. 90.

BATISTA, Vera Malaguti. Estado de polícia. In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

BAUER, Caroline Silveira. Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, UFRGS, Porto Alegre, 2011.

BRASIL. Justiça de Transição no Brasil: o papel da Comissão de Anistia e do Ministério da Justiça. Revista Anistia, Brasília, n. 1, p. 12-23, 2009.

CASTRO, Celso; D’ARAUJO, Maria Celina; SOARES, Gláucio Ary Dillon. Os anos de chumbo: a memória militar sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

CASTRO, Celso; D’ARAUJO, Maria Celina; SOARES, Gláucio Ary Dillon. A volta aos quartéis: a memória militar sobre a abertura. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.

CASTRO, Celso; LEIRNER, Piero. Antropologia dos militares: reflexões sobre pesquisas de campo. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

COIMBRA, Cecília. Doutrina de segurança nacional e produção de subjetividade. Clínica e política: subjetividade e violação dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia/ TeCorá, 2002.

FICO, Carlos. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GRAHAM, Stephen. O bumerangue de Foucault: o novo urbanismo militar. In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

IASI, Mauro Luis; COUTINHO, Eduardo Granja (org.). Ecos do golpe: a persistência da ditadura 50 anos depois. Rio de Janeiro: Mórula, 2014.

KARAM, Maria Lucia. Violência, militarização e ‘guerra às drogas’. In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro. Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

LESSA, Renato. In: DINIZ, Eli; BOSCHI, Renato Raul; LESSA, Renato. Modernização e consolidação democrática no Brasil: dilemas da Nova República. São Paulo: Vértice, 1989.

O’DONNELL, Guillermo; SCHMITTER, Philippe C. Transições do regime autoritário: primeiras conclusões. São Paulo: Vértice, 1988.

PERRUSO, Marco Antônio. Em Busca do Novo: intelectuais brasileiros e movimentos populares nos anos 70/80. São Paulo: Annablume, 2009.

PILATTI, Adriano. A Constituinte de 1987-1988: progressistas, conservadores, ordem econômica e regras do jogo. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2008.

PINHEIRO, Paulo Sérgio. Continuidade autoritária e construção da democracia: Relatório final. São Paulo: NEV-USP, 1999.

PEREIRA, Coronel Íbis. Os lírios não nascem da lei. In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

SAFATLE, Vladimir. Do uso da violência contra o estado ilegal. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

SEGATO, Laura Rita. Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres. Puebla: Pez en el árbol, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000200003

SOARES, Luiz Eduardo. Por que tem sido tão difícil mudar as polícias? In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

TADDEI, Jayme dos Santos. O militar e a democracia: profissionalização e visão de mundo. Tese (Doutorado) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Rio de Janeiro, 2008.

VIANNA, Luiz Werneck. Travessia: da abertura à constituinte. Rio de Janeiro: Livraria Taurus Editora, 1986.

ZAFFARONI, Raúl Eugenio. El crimen de Estado como objeto de la criminologia. In: REY, Sebastián Alejandro; FILARDI, Marcos Ezequiel (coord.). Derechos Humanos: reflexiones desde el sur. Buenos Aires: Infojus, 2012.

ZAVERUCHA, Jorge. Relações civil-militares: o legado autoritário da constituição brasileira de 1988. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Benetti, P. R. (2019). Excessos, exceção e ordem: entraves para a construção democrática pós-transição. Estudos Ibero-Americanos, 45(3), 4–23. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.3.33366

Edição

Seção

Dossiê: Justiça de Transição, experiências autoritárias e democracia