Histórias de violações dos direitos humanos na Era Pinochet: sequestros, desaparecimentos forçados e autoritarismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.1.31552

Palavras-chave:

Autoritarismo. Desaparecimento forçado. Ditadura chilena.Fundo Clamor. Arquivos do Terror.

Resumo

Este artigo se trata de uma pesquisa sobre violações dos direitos humanos demulheres e crianças desaparecidas, sequestradas, presas e torturadas durante a ditadura chilena, registradas no Fundo Clamor, do Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC), localizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP, e nos Arquivos do Terror, localizados no Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos (CDyA) do Supremo Tribunal de Justiça do Paraguai, durante os anos de 1973 a 1990. A metodologia adotada foi a pesquisa documental analítica e descritiva. Dos acervos analisados, foram selecionados registros cujas informações remetiam à prisão, sequestro e tortura de militantes grávidas e de crianças detidas. Ao término da pesquisa, constatou-se que os Arquivos do Terror e do Fundo Clamor contribuem para o resgate da memória histórica do período ditatorial chileno, como também para o conhecimento do envolvimento das autoridades militares brasileiras na ação conjunta realizada com os países do Cone Sul no processo de prisão, sequestro, tortura e desaparecimento de centenas de militantes políticos e seus familiares, violando os direitos humanos e democráticos desses cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Flavia Arruda Lanna Barreto, Centro Universitário UNA

Pós-doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Memória e História, com ênfase no período das ditaduras militares dos países do
Cone Sul na América Latina e do Brasil. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), na linha de pesquisa " Tradição e Modernidade:
Política, Cultura e Trabalho", com ênfase na criminalidade urbana de jovens e adolescentes. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996),
na linha de pesquisa "Relações de Dominação". Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Professora adjunta do Centro Universitário
UNA. Pesquisadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória (UFMG). Tem experiência na área de História Política, Educação, Direito e
Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, ditaduras militares, repressão política na América Latina, justiça de transição democrática,
movimentos sociais e políticos; criminalidade e segurança pública, memória e história, direitos humanos, metodologia científica, pesquisa e inovação, educação e
desenvolvimento social, história da educação e do pensamento educacional brasileiro.

Natália Silva Teixeira Rodrigues de Oliveira, Centro Universitário UNA

É graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também cursou Mestrado em Ciências Penais - "A Revisão Criminal no Brasil em face da proteção penal da sociedade" e Doutorado em Direito Processual Penal - "A tutela inibitória no processo penal: efetividade do processo na proteção da paz e da liberdade. Um estudo à luz dos princípios da responsabilidade e da vedação da proteção deficiente", já com ambos os trabalhos publicados. É professora do Curso de Direito do Centro Universitário UNA/Belo Horizonte, tendo sido uma de suas coordenadoras. Coordenou o ESAJUNA - Escritório de Prática Jurídica do Centro Universitário UNA. Ingressou na carreira acadêmica em 2000, além de ser advogada militante desde 1993. Atualmente, cursa o Doutoramento em Estudos Medievais do Instituto de Estudos Medievais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/Portugal. É pesquisadora rigorosa e se dedica também ao estudo da História e da Filosofia.

Referências

AGGIO, Alberto. O Chile de Allende: entre a derrota e o fracasso. In: FICO, Carlos; FERREIRA, Marieta de Moraes; ARAÚJO, Maria Paula; QUADRAT, Samantha Viz (orgs.). Ditadura e Democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

ANTUNES, Priscila. Ditaduras militares e institucionalização dos serviços de informações na Argentina, no Brasil e no Chile. In: ARAUJO, Maria Paula Nascimento et al. Ditadura e Democracia na América Latina. Rio de Janeiro: FGV, 2008. p. 201-244.

ARAVENA, Francisco Rojas. A detenção do general Pinochet e as relações civis-militares. In: D’ARAÚJO, Maria Celina; CASTRO, Celso (org.). Democracia e Forças Armadas no Cone Sul. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000. p. 125-157.

ARCHIVO CHILE. La Represión de González Videla. Centro de Estudios de Miguel Enríquez – Arquivo Chile, 2005.

Disponível em: http://www.archivochile.com/Gobiernos/varios_otros_gob/GOBotros0011.pdf. Acesso em: 9 dez. 2017.

ATRIA, Rodrigo. Chile: la memoria prohibida. 4. ed. Santiago: Pehuén, 1989.

BAUER, Caroline Silveira. Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países. 2011. 446f. Tese (Doutorado em História e História Contemporania) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universitat de Barcelona, Porto Alegre, 2011.

BOSI. Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: TA Queiroz, 1979.

CALVEIRO, Pilar. Poder e Desaparecimento: os campos de concentração na Argentina. São Paulo: Boitempo, 2013.

CARNEIRO, Wellington Pereira.Crimes contra a humanidade. Do holocausto à primavera árabe. A encruzilhada entre a história e os direitos humanos. Curitiba: Prismas, 2015.

CHILE. Ministerio del Interior. Informe: Comision Nacional sobre Prision Politica y Tortura. Santiago: Ministerio del Interior, 2005.

Disponível em: http://www.derechoshumanos.net/paises/America/derechos-humanos-Chile/informes-comisiones/Informe-Comision- Valech.pdf. Acesso em: 15 dez. 2017.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Almonacid Arellano e outros vs. Chile. Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas. Sentença de 26 de setembro de 2006.

Disponível em: www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec154por.doc. Acesso em: 27 jul. 2018.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Herzog e outros vs. Brasil. Sentença de 15 de março de 2018.

Disponível em: www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/resumen_353_por.pdf. Acesso em: 27 jul. 2018.

CUNHA, Luíz Cláudio. Operação Condor: sequestro dos uruguaios: uma reportagem dos tempos da ditadura. Porto Alegre: L&PM, 2008.

D’ARAÚJO, Maria Célina; CASTRO, Celso. Democracia e Forças Armadas no Cone Sul. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

DINGES, John. Os anos do Condor: uma década de terrorismo internacional no Cone Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

FERNANDES, Ananda Simões. Quando o inimigo ultrapassa a fronteira: as conexões repressivas entre a ditadura civil-militar brasileira e o Uruguai (1964-1973). 2009. 275f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FERNANDES, Ananda Simões. “Esta guerra nos es contra los niños”: o sequestro de crianças durante as ditaduras de Segurança Nacional no Cone Sul. In: PADRÓS, Enrique Serra; NUNES, Cármen Lúcia da Silveira; LOPES, Vanessa Albertinence; FERNANDES, Ananda Simões (orgs.). Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul. Porto Alegre: ALRS, 2011. p. 47-64.

FICO, Carlos. Como eles agiam, os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.

FICO, Carlos. Além do golpe. São Paulo: Record, 2004.

FICO, Carlos et al. (orgs.). Ditadura e democracia na América La-tina: balanço histórico e perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p.5-74, jan./abr. 2017.

Disponível em: https://doi.org/10.5965/21 75180309202017005. Acesso em: 11 mar. 2017.

FIGUEIREDO, Lucas. Lugar nenhum: militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GUZMÁN, Nancy. La CIA instruyó a la Dina. La Semana, Bogotá, 2005.

Disponível em: www.estocolmo.se/chile/contreras_diciembre07.htm. Acesso em: 14 dez. 2017.

LIMA, Samarone. Clamor: a vitória de uma conspiração brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

MARIANO, Nilson. As garras do condor: como as ditaduras militares da Argentina, do Chile, do Uruguai, do Brasil, da Bolívia e do Paraguai se associaram para eliminar adversários políticos. Petrópolis: Vozes, 2003.

MENDES, Ricardo Antonio Souza. Ditaduras civil-militares no Cone Sul e a Doutrina de Segurança Nacional: algumas considerações sobre a Historiografia. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 6-38, jul./dez. 2013.

Disponível em: https://doi.org/10.5965/2175180305102013006. Acesso em: 12 nov. 2018.

PADRÓS, Enrique Serra. Botim de guerra: desaparecimento e apropriação de crianças durante os regimes civil-militares platinos. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 6, n. 11, p. 141-161, jan./jun. 2007.

Padrós, Enrique Serra. Repressão e violência: segurança nacional e terror de Estado nas ditaduras latino-americanas. In: FICO, Carlos et al. (orgs.). Ditadura e Democracia na America Latina, balanço histórico e perspectivas. Rio de Janeiro, FGV, 2008. p. 143-178.

PADRÓS, Enrique Serra. A Operação Condor e a conexão repressiva no Cone Sul: a luta pela verdade e pela justiça. Organon, Porto Alegre, n. 47, p. 115-138, jul./dez. 2009.

PEREIRA, Anthony W. Ditadura e Repressão: o autoritarismo e o Estado de Direito no Brasil, no Chile e na Argentina. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

QUADRAT, Samantha Viz. O direito à identidade: a restituição de crianças apropriadas nos porões das ditaduras militares do Cone Sul. História, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 167-181, 2003.

Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-90742003000200010. Acesso em: 22 abr. 2018.

QUADRAT, Sandra Viz. A oposição juvenil à Unidade Popular. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samanta (orgs.). A Construção Social dos Regimes Autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX – Brasil e América Latina. São Paulo: Civilização Brasileira, 2010. v. 1, p. 521-562.

RABELO, José Maria; RABELO, Thereza. Diaspora: os longos caminhos do exílio. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

REIS, Ramiro José dos. Operação Condor e o Sequestro dos Uruguaios nas ruas de um Porto não muito Alegre. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samanta (orgs.). A Construção Social dos Regimes Autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX – Brasil e América Latina. São Paulo: Civilização Brasileira, 2010.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Lanna Barreto, A. F. A., & de Oliveira, N. S. T. R. (2019). Histórias de violações dos direitos humanos na Era Pinochet: sequestros, desaparecimentos forçados e autoritarismo. Estudos Ibero-Americanos, 45(1), 29–42. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.1.31552

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, História e Memória (1968-2018)